Siri no iOS 10 promete deixar Cortana e Google Now pra trás

Siri no iOS 10 promete deixar Cortana e Google Now pra trás

A Assistente virtual do iPhone, a Siri, deve trazer muitas novidades no iOS 10, que ameaçam deixar pra trás suas rivais Google Now, do Android e Cortana, do Windows. A Apple vem gradualmente aprimorando sua assistente virtual desde outubro de 2011, quando ela foi oficialmente integrada ao iPhone. Agora, no Siri no iOS 10, as melhorias serão aprofundadas ainda mais.

A promessa é que no iOS 10 a Siri fique ainda mais esperta, integrando-se a aplicativos de terceiros em seu portfólio de comando. Anteriormente, a Siri só conseguia se comunicar com apps da própria Apple, o que acabava impondo um limite as suas capacidades.

Leia também

Agora, a Siri no iOS 10 tem capacidade de se integrar completamente com aplicativos feitos por outras empresas. Ao invés de criar lembretes, marcar datas no calendário, elaborar notas, ligar alarmes e demais opções próprias do iOS, será possível interagir com outros aplicativos que vem diretamente da App Store.

Não serão todos os apps que terão integração com a Siri, mas há 7 estilos distintos de ferramentas que conseguem se comunicar com ela por enquanto, confira abaixo:

  • Plataformas de transporte (táxis, Uber, etc)
  • Mensageiros (WhatsApp, Telegram, etc)
  • Edição de foto e vídeo (Pinterest, Instagram, etc)
  • Pagamentos móveis (PayPal, Apple Pay, etc)
  • Ligação VoIP (Skype, Facebook Messenger, etc)
  • Rastreadores de exercícios (Health & Fitness, Running, etc)

Além dos estilos de app acima citados, outra novidade é o aporte ao Apple Car. Isso quer dizer que a Siri no iOS 10 será capaz de trocar informação entre iPhones e iPads e carros que usam o sistema operacional da Apple.

Segundo a Apple, a prioridade da empresa é a qualidade e não quantidade. De nada adianta liberar o acesso a todos os aplicativos disponíveis na App Store se a comunicação entre eles e a Siri não for executada perfeitamente.

É preciso organizar um núcleo integrador, ligando os desenvolvedores terceirizados à API da assistente virtual, antes de habilitar a interação entre eles. Cada tipo de aplicativo possui um conjunto de ações em comum. Ferramentas de mensagens, por exemplo, podem enviar textos, fotos ou vídeos, sendo mais fácil para o iOS reconhecer cada comando de voz. O portfólio suportado aumentará com o tempo, no entanto.

Tipos de comandos da Siri no iOS 10

Na lista abaixo você pode entender como funcionará a comunicação entre o usuário, o app e a Siri no iOS 10, criando comandos de voz por meio da função integrada do iOS:

  • Plataformas de transporte – “Hey Siri, preciso de um táxi na localização atual.”
  • Mensageiros – “Envie ‘estou dirigindo’ para Wallace.”
  • Edição de foto e vídeo – “Encontre imagens sobre moda no Pinterest.”
  • Pagamentos móveis – “Envie R$ 10 a Wesley.”
  • Ligação VoIP – “Faça uma ligação no Skype para Amanda.”
  • Rastreadores de exercícios – “Comece a contar meus passos a partir de agora.”

Privacidade da Siri no iOS 10

As comunicações entre a assistente virtual Siri e os aplicativos de terceiros irão preservar as informações pessoais do usuário. O iOS não aceitará que os apps usem a câmera, localização e demais dados sem autorização do usuário. Nos casos de pagamento com cartão de crédito, como por exemplo o Uber, os detalhes bancários não farão parte da transação de informações entre a Siri e a plataforma emissora.

O iOS 10 está no 8º beta aos desenvolvedores e o 7º público, o que traz ao novo sistema uma experimentação aprofundada, chegando próximo à sua versão final.

Siga nosso Twitter e curta a nossa página no Facebook para continuar acompanhando as novidades diariamente.

Se você tem alguma sugestão de post, dúvidas, críticas e elogios, nos envie um e-mail para contato@optclean.com.br. Queremos ouvir você, sua opinião é sempre muito importante para nós!

Relacionadas