Saiba qual é o filme mais antigo do mundo
Você já se perguntou sobre qual seria o filme mais antigo do mundo? Essa informação, apesar de incomum, pode revelar-se mais intrigante e peculiar do que imaginamos, especialmente quando se considera a narrativa e outros aspectos relacionados à obra.
A produção em questão chama-se “Roundhay Garden Scene” e trata-se de um curta-metragem mudo datado de 1888. Filmado por Louis Le Prince, o inventor francês, nas instalações de Oakwood Grange, no norte da Inglaterra, o filme consiste essencialmente em várias pessoas reunidas num jardim, por apenas dois segundos.
Nos próximos blocos deste artigo, a Optclean vai te contar mais detalhes sobre como o filme mais antigo do mundo foi feito, bem como outras curiosidades a respeito da produção. Se você ficou curioso, confira mais informações logo a seguir.
Mais detalhes sobre a produção do filme mais antigo do mundo
Gravado em 14 de outubro de 1888, antes mesmo de Thomas Alva Edison ou dos irmãos Lumière entrarem no cenário cinematográfico, este curta-metragem destaca Adolphe Le Prince, filho de Louis, junto com sua sogra Sarah Whitley, seu sogro Joseph Whitley e Annie Hartley, desfrutando de um passeio pelos jardins das instalações.
Veja também:
Saiba qual é o seu signo chinês

A obra original de Roundhay Garden Scene foi produzida no filme fotográfico de base de papel Eastman Kodak, utilizando uma câmera de lente única de Louis Le Prince. Entretanto, teve uma cópia produzida na década de 1930, pelo National Science Museum (NSM).
A cópia foi feita em uma placa de vidro de vinte quadros sobreviventes do negativo original, antes que este fosse perdido. Os quadros do filme mais antigo do mundo foram masterizados, posteriormente, em um filme de 35 mm. Confira o vídeo original, publicado no YouTube, abaixo:
Le Prince é o criador do cinema?
A verdade é que existem diversas razões para que Le Prince não seja considerado o inventor do cinema. Um deles é que o produtor do filme mais antigo do mundo não estava vivo quando começaram as batalhas na justiça para patentear a Roundhay Garden Scene.
Além disso, a morte trágica do criador também impediu que este fizesse sua primeira manifestação pública. Portanto, o crédito de atribuição da invenção do cinema é totalmente dos irmãos Lumières e de Edison.
Imagem: Jake Hills / unsplash.com