Saiba quais são as 5 cidades históricas mais visitadas do Brasil

Já pensou em embarcar numa viagem no tempo e explorar as riquezas culturais do Brasil? As cidades históricas do país oferecem essa experiência única e despertam a curiosidade de turistas.

Uma pesquisa encomendada pelo portal Booking.com revelou as cinco cidades históricas mais procuradas por visitantes no Brasil. Você consegue adivinhar quais são?

As cidades históricas mais visitadas do Brasil

1º lugar: Paraty (Rio de Janeiro)

paraty
Imagem: Catarina Belova / shutterstock.com

A cidade de Paraty, situada no Sul fluminense, lidera o ranking. Fundada em 1667, esse município histórico fez parte do Caminho do Ouro, que ligava Minas Gerais a Rio de Janeiro e São Paulo. As ruas do Centro Histórico ainda conservam o calçamento feito por escravos conhecido como “pé-de-moleque”. Paraty integra o Sítio Misto Paraty e Ilha Grande, reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco. Além disso, a cidade é bastante procurada para a prática do ecoturismo.

2º lugar: Salvador (Bahia)

salvador, bahia
Imagem: Fred S. Pinheiro / shutterstock.com

Salvador é a única capital a figurar entre as cinco cidades históricas mais procuradas pelos turistas. Fundada em 1549, a cidade é uma das mais antigas do continente americano. Além disso, Salvador é referência na cultura afro-brasileira e abriga um Patrimônio Mundial da Unesco, o Centro Histórico, conhecido como Pelourinho.

3º lugar: Petrópolis (Região Serrana do Rio de Janeiro)

Petrópolis
Imagem: Luis War / Shutterstock.com

Petrópolis, conhecida como a “Cidade Imperial”, conquista o 3º lugar do ranking. A cidade abriga o Museu Imperial, contendo mais de 300 mil itens do império brasileiro, como o trono e a coroa. Além disso, Petrópolis conta com mais de 100 capelas e igrejas construídas, na maioria, durante os séculos 18 e 19.

4º lugar: Ouro Preto (Minas Gerais)

Imagem: Nataly Regina / Shutterstock.com

Ouro Preto, cujo nome já remete à riqueza que marcou um dos principais ciclos da economia do Brasil, ocupa o 4º lugar na lista. Foi o principal centro de captação de ouro para Portugal e possui diversas igrejas carregadas de detalhes em ouro. A cidade foi o primeiro sítio brasileiro considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO.

5º lugar: Tiradentes (Minas Gerais)

Imagem: Fred S. Pinheiro / shutterstock.com

Finalmente, mas não menos importante, a cidade de Tiradentes fecha o topo do ranking. Declarada patrimônio histórico nacional, a cidade é um dos centros históricos mais bem preservados do Brasil. Destaca-se a Matriz de Santo Antônio, que abriga um famoso relógio de sol na entrada e interiormente, um órgão datado de 1788, considerado um dos quinze mais importantes do mundo.

Veja também:

McDonald’s é notificado pelo Procon por falta de McFish; saiba mais

Essas cidades históricas revelam não só a riqueza cultural do Brasil, mas também sua história contada através de seus prédios, monumentos e tradições. Portanto, se você gosta de história e cultura, não deixe de visitá-las em uma oportunidade.

Imagem: timyee / shutterstock.com

Relacionadas