Saiba o que é tecnologia vestível e como utilizar (Wearable Technology)

As atualizações tecnológicas no mundo todo caminham em uma velocidade tão acelerada que às vezes se torna impossível ficar a par de tudo que vem acontecendo nos mais diversos cantos do planeta. A cada dia surgem novos termos tecnológicos que, muitas vezes, ao entrarmos em contato pela primeira vez nos causam curiosidade. É o caso dos “wearables” ou, aqui no Brasil, tecnologia vestível.

A chamada tecnologia vestível é composta por roupas e acessórios inteligentes. Normalmente estes itens possuem comunicação com computadores ou internet e coletam dados para softwares que reenviam dados para o usuário.

Leia também:

10 melhores apps para baixar vídeo no Android em 2018

O que é tecnologia vestível

Para exemplificar melhor, houve um caso recente em uma campanha de marketing viral nas redes sociais. Trata-se do case “Dress for respect” da Schweppes, onde 3 mulheres foram para balada utilizando vestidos com sensores que transmitiam via wi-fi para uma central quantos toques cada uma delas recebiam ao longo da noite. Neste caso, a tecnologia vestível ou “wearable”auxiliou a comprovar o imenso assédio as mulheres, registrando mais de 40 toques em cada uma delas em apenas 1 hora.

No momento, a indústria que mais tem puxado o desenvolvimento deste tipo de tecnologia vestível é a dos esportes. Gigantes como a Nike, Adidas, Reebok, estão constantemente envolvidas em pesquisas nesta área de wearables para o desenvolvimento de roupas e acessórios que permitam de forma inteligente trabalhar informações.

Segundo dados do mercado, existem mais de 320 milhões de wearables atualmente em uso. A previsão é que estes números dobrem até 2021, de acordo com fontes da indústria.

Conheça os wearables / tecnologias vestíveis mais utilizados no momento

Esse mercado ainda iniciante das tecnologias vestíveis tem como os mais populares no momento relógios e faixas de pulso inteligentes. Ambos usados para monitorar batimentos cardíacos, temperatura, níveis de cansaço, e demais questões ligadas a saúde do usuário.

Mas não pára por aí. Desde fones de ouvido que irão transmitir informações neurológicas a óculos inteligentes. Tudo o que pode ser usado no corpo humano como acessório é considerado tecnologia vestível.

Uma das mais faladas do momento, seria a nova tecnologia da Under Armour que utiliza o tecido para tratamento de atletas durante o sono, possuindo efeitos similares a tratamentos feitos com infra-vermelho para melhora no fluxo sanguíneo e até recuperação muscular.

O futuro da tecnologia vestível

Desenvolvimento e pesquisa constantes são demonstradas na campanha de marketing da Schweppes. Com isso há quem aposte em novas utilizações em um futuro não muito distante.

Com o crescimento do trabalho remoto e do home office, as tecnologias vestíveis poderão ser utilizadas para um melhor acompanhamento e monitoramento da performance e das atividades profissionais de funcionários.

Nos universo dos games, óculos especiais trarão cada vez mais a imersão dos usuários em ambientes virtuais como os já utilizados em cassinos como betway.com e outros operados pela Evoke Gaming.

Até mesmo os pagamentos prometem ser bastante influenciados por tecnologia vestível muito em breve.

Um único dispositivo poderá concentrar todas as informações que o ser humano precisa ter acesso em seu dia a dia. Isso é a promessa de ser uma das principais revoluções que a popularização dos wearables trará a humanidade.

O relatório do ano passado “Wearable Technology 2017-2027: Markets, Players, Forecastspor”, da IDTechEx, prevê que nos próximos anos este mercado de tecnologia vestível chegará a U$150 bilhões. Considerando o alto volume financeiro previsto, é fácil perceber a importância da tecnologia vestível nas nossas vidas em breve.

Se não ouviu falar em tecnologia vestível ou wearable, ela está bem mais perto do que você imagina. E muito em breve, será completamente impossível viver sem ela.

Siga nosso Twitter e curta a nossa página no Facebook para continuar acompanhando as novidades diariamente.

Relacionadas