Saiba como receber o Kit Antena Digital do governo

O avanço tecnológico na transmissão de sinal de TV trouxe consigo uma importante atualização: a mudança do sinal analógico para o digital. Isso garante maior qualidade de imagem e som para os espectadores, o que levou o governo a disponibilizar, gratuitamente, o Kit Antena Digital para famílias cadastradas no CadÚnico.

Sendo assim, o Kit Antena Digital consiste de uma antena capaz de receber sinais digitais, um conversor e todos os cabos necessários para a instalação. Esse kit é essencial para quem ainda possui aparelhos de TV mais antigos que não são compatíveis com a recepção digital diretamente.

Com ele, é possível desfrutar de uma imagem limpa, sem os “chuviscos” típicos do sinal analógico, além de acessar um maior número de canais, muitos deles em alta definição.

Quem tem direito ao Kit Antena Digital?

A imagem mostra uma antena parabólica instalada no telhado de uma casa.
Imagem: PublicDomainPictures/ Pixabay

Para ter direito ao Kit Antena Digital do governo, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico. Além disso, as famílias elegíveis devem ter uma renda mensal de até três salários mínimos e residir em áreas cobertas pelo sinal digital, prioritariamente capitais e municípios com mais de 500 mil habitantes. Para solicitar:

  1. Acesse o site oficial do programa Siga Antenado ou ligue para o número 0800 729 2404;
  2. Forneça o CPF e o NIS (Número de Identificação Social) do titular do CadÚnico;
  3. Preencha o formulário com seus dados pessoais e endereço;
  4. Agende a data e horário para o recebimento do kit em sua residência.

Se você ainda usa uma antena parabólica antiga, é recomendável substituí-la por uma antena adequada ao sinal digital. Esse tipo de atualização é importante especialmente se você notar redução na qualidade do sinal ou ocorrência de danos físicos na estrutura da antena.

Veja também:

Lista de lançamentos de junho da Netflix é revelada; confira

A mudança garante acesso contínuo ao sinal digital e todos os benefícios associados, como melhor qualidade de imagem e som, além de maior número de canais disponíveis.

Melhorias notáveis com a transição para o sinal digital

  • Melhor qualidade de imagem e som: A transição para o sinal digital elimina as interferências visuais e auditivas comuns no sistema analógico;
  • Aumento no número de canais: O sinal digital permite a transmissão de mais canais, ampliando as opções de programação para os usuários;
  • Recursos adicionais: Muitas emissoras oferecem guias eletrônicos de programação e outros recursos interativos no sinal digital.

Em resumo, o Kit Antena Digital é uma ferramenta essencial para famílias de baixa renda que desejam continuar tendo acesso a uma televisão de qualidade com o fechamento do sinal analógico. Ele não só proporciona uma melhor experiência televisiva como também garante a inclusão digital dessas famílias, permitindo que elas aproveitem os benefícios da tecnologia moderna no conforto de seus lares.

Imagem: PublicDomainPictures / Pixabay

Relacionadas