Sabia o que é overdose de cafeína e como você pode evitar o problema

De acordo com dados recentes da Associação Nacional de Café dos Estados Unidos, a quantidade média de café consumida por um americano é de pouco mais de três xícaras por dia. Não obstante, existem pessoas que optam por obter sua dose diária de cafeína através de energéticos ou comprimidos de cafeína.

A cafeína é uma substância estimulante que pode acelerar o funcionamento do sistema nervoso central. Se consumida em excesso, pode levar a um estado de “intoxicação” chamado overdose de cafeína. Quem sofre desse mal exibe sintomas como batimentos cardíacos acelerados, problemas de respiração, e, em casos mais graves, convulsões. Embora seja raro, a overdose de cafeína pode levar à morte.

Quantidade segura de consumo de cafeína

A quantidade de cafeína que um adulto saudável pode consumir diariamente é de 400 miligramas, o que corresponde a cerca de quatro ou cinco xícaras de café. Já para alcançar um estado de intoxicação, isto é, uma overdose de cafeína, o consumo teria de chegar a 1200 miligramas, o equivalente a 12 xícaras de café.

Café na xícara e grãos de café na mesa.
Imagem: portumen / shutterstock.com

Os riscos da intoxicação por cafeína variam desde problemas neurológicos, como ansiedade e alucinações, até problemas cardíacos, como distúrbios do ritmo cardíaco e parada cardíaca. Os casos mais graves podem levar à morte, principalmente em situações em que o consumo excessivo é feito através de pílulas de cafeína de alta dosagem.

Mensurando o consumo diário de cafeína

Neste contexto, é importante monitorar o consumo diário de cafeína e ficar atento a possíveis sinais de intoxicação. Se perceber algo errado, é importante procurar imediatamente um atendimento médico. Além do café, existem outras fontes de cafeína que podem levar ao consumo excessivo, tais como chás, refrigerantes, cacau e suplementos alimentares.

Veja também:

Confira dicas para economizar bateria do seu celular

Portanto, é importante equilibrar o consumo de cafeína com uma boa hidratação e uma alimentação adequada. Se for consumir café, opte por fazê-lo após uma refeição rica em fibras e proteínas, de modo que a cafeína seja absorvida pelo corpo de maneira mais prolongada e balanceada. Em suma, a ingestão de cafeína, como qualquer outra substância, deve ser feita com moderação.

Imagem: 1195798 / pixabay.com

Relacionadas