Resultado Enem 2022 já liberado! Descubra como usar sua nota

O Governo Federal antecipou o resultado do Enem, que foi liberado nesta quinta-feira dia 09. Para acessar sua nota, entre na “Página do Participante” no site do Inep.

Sua nota pode ser usada para o ingresso em universidades públicas ou faculdades privadas, além de ter a chance de entrar até em instituições educacionais internacionais. Outra chance que a nota dá é a de participar do FIES, programa de financiamento para educação superior.

 Continue na matéria para descobrir como usar sua nota.

Como ingressar pelo SISU

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é uma plataforma de seleção de estudantes para universidades públicas, sejam elas estaduais ou federais. Com inscrições abertas duas vezes ao ano, o estudante deve usar a nota mais recente do Enem na candidatura.

O sistema possui nota de corte para a seleção dos alunos. As vagas disponibilizadas para este ano são de 209 mil para o primeiro semestre e 62.365 no segundo. São 70 instituições participantes. Confira aqui a lista das universidades

As inscrições para o primeiro período se iniciam no dia 16 de fevereiro e vão até o dia 24.

Como ingressar pelo PROUNI

O Prouni (Programa Universidade para Todos) é um programa para ajudar o estudante que não tem condições de entrar em uma faculdade particular a conseguir uma bolsa. Os descontos podem ser integrais ou parciais.

A seleção é aberta duas vezes ao ano, como no Sisu. Para participar do programa exige-se que o candidato tenha tirado pelo menos 450 pontos de média nas provas do Enem, enquanto que na redação a pontuação deve ser apenas maior que zero.

Há também uma avaliação socioeconômica para o ingresso. Os candidatos que desejarem uma bolsa integral devem ter uma renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Já para as bolsas parciais, são até 3 salários mínimos.

Inscrições abertas de 28 de fevereiro até 3 de março. 

Como ingressar pelo FIES

Com o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), o estudante paga a faculdade só depois de formado e ainda consegue um financiamento com juros baixos. O programa exige a mesma média de nota que o Prouni, exceto pela redação, que deve ser no mínimo 400 pontos.

O candidato também passa por uma avaliação socioeconômica, sendo que as exigências são de até três salários mínimos por pessoa. 

As inscrições são realizadas pelo Portal FIES.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com

Relacionadas