Como calcular a renda individual mensal bruta para concorrer ao Fies

Aprenda a calcular a renda individual mensal bruta: As inscrições para o processo de seleção do FIES do primeiro semestre de 2018 já estão abertas.

O Fundo de Financiamento Estudantil do Ensino Superior (FIES) tem o objetivo de financiar as mensalidades dos cursos de graduação para estudantes matriculados nas instituições privadas de Ensino Superior do Brasil. O que significa que o FIES beneficia prioritariamente estudantes de baixa renda. Logo abaixo você aprenderá a calcular a renda individual mensal bruta para poder concorrer ao FIES 2018.

Quem tem o nome sujo no SPC e Serasa pode fazer o Fies?

Qual curso devo fazer? 5 sites de teste vocacional online grátis

Como fazer sua inscrição no Fies com a nota do Enem 2017

Os estudantes que desejam se inscrever no programa precisam estar matriculados em uma instituição de ensino superior particular que esteja cadastrada no programa e com conceito positivo na avaliação do MEC. É possível participar do processo seletivo por duas vezes durante o ano, e geralmente uma seleção em cada semestre.

renda individual mensal bruta fies

É necessário que os alunos que tenham terminado o ensino médio a partir de 2010 terem participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e alcançado uma nota mínima de 450 pontos nas provas de conhecimentos específicos e não tenha zerado a redação. A renda familiar mensal per capita do estudante não seja maior do que três salários mínimos.

Como fazer o cálculo da renda familiar mensal per capita

O cálculo da renda familiar mensal per capita é muito simples. Você vai somar a renda de todos os integrantes de sua família que moram com você e fazer uma divisão simples pelo número total de pessoas.

Exemplo:

Na sua família, somente o seu pai e a sua mãe trabalham e possuem um somatório de rendas brutas que chega a 3 mil reais. Agora suponha que você e sua irmã não trabalham, então basta você dividir os 3 mil por 4, o que vai resultar em 750 reais a sua renda familiar mensal por pessoa.

Fácil, não?

Gostou do artigo? Que tal seguir o nosso Twitter e curtir a nossa página no Facebook para você continuar acompanhando todos os nossos posts, diariamente, em suas redes sociais.

Relacionadas