Afinal, o que é a ‘ração humana’ que Doria propôs em SP?

Uma medida que objetiva erradicar a fome em São Paulo, e que foi anunciada pelo prefeito João Doria, virou uma verdadeira polêmica na internet nos últimos dias, e inclusive recebeu o apelido de ‘ração humana’ pelos internautas.

O granulado alimentar, granulado de farinata (farinha feita de alimentos) ou simplesmente o seu apelido de ração humana, é uma espécie de biscoito produzido à base alimentos que estão no término do prazo de validade.

Afinal, o que é a ‘ração humana’ que Doria propôs em SP?

Confira a publicação de Doria na sua página do Facebook, divulgando o Programa Alimento para Todos:

“Estive no Ibirapuera para anunciar o programa Alimento para Todos, que combate a fome e o desperdício de alimentos, e também participei da 3ª edição do “Você e a Paz”, evento que reúne todas as fés e religiões. Me encontrei com o líder espiritual Divaldo Franco e tive o prazer de ser homenageado com o prêmio “Personalidade Física que se Doa”. Acelere também o seu coração. #JoaoTrabalhador #AceleraSeuCoracao”

Entenda:

O granulado alimentar é um produto que é feito com a farinata, que é um tipo de farinha produzida a partir de frutas e legumes, entre outros alimentos, que estão perto de expirar o prazo de validade, e doados por produtores, redes de supermercados e até por pessoas físicas. É rico em carboidratos e proteínas.

O produto foi apresentado pelo prefeito de SP, João Doria como uma demonstração durante o anúncio do programa Alimento para Todos, no Ibirapuera. O programa objetiva combater o desperdício de alimentos e a erradicação da fome.

A fabricante do produto é a Plataforma Sinergia, que é uma organização sem fins lucrativos. Eles entregaram uma amostra ao prefeito, que sem conhecer mais detalhes acerca do produto, o promoveu em um vídeo.

Logo após, o Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região foram contrários ao uso do produto, pois argumentam que eles são feitos com produtos com data de validade próxima ao vencimento, e além disso a alimentação é um ritual que inclui saborear o alimento, de preferência in natura, e contraria os princípios do Direito Humano à alimentação adequada.

Agora, a prefeitura de São Paulo voltou atrás, e a secretária de Direitos Humanos, Eloísa Arruda, afirmou que nenhuma parceria com a Plataforma Sinergia foi firmada e que a prefeitura desconhece se irá receber e distribuir o produto. Ela explicou ainda que o programa Alimento para Todos, que foi lançado por João Doria, ainda não possui plano concreto, e que estão sendo realizados estudos sobre possíveis projetos.

Independente disso, os internautas se manifestaram com uma enxurrada de protestos, especialmente no Twitter. Confira alguns deles logo abaixo.

E então, o que você achou da ração humana? Deixe seu comentário logo abaixo.

Gostou da notícia? Então que tal seguir o nosso Twitter e curtir a nossa página no Facebook para você continuar acompanhando todos os nossos posts sobre tecnologia em geral, diariamente, em suas redes sociais.

Relacionadas