Saiba quando sai a nota do Enem 2017 e abre inscrições no Sisu e ProUni

Muitas pessoas que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio estão super ansiosas esperando sua nota do Enem 2017. E não é pra menos, afinal, já são dois meses de espera. Mas acalme-se, pois falta muito pouco.

Saiba quando sai a nota do Enem 2017 e abre inscrições no Sisu e ProUni em 2018.

A prova do Enem 2017 pela primeira vez foi aplicada em domingos consecutivos: Os exames aconteceram nos dias 5 e 12 de novembro.

Confira o Gabarito Oficial Enem 2017 e veja como calcular a nota.

Siga-nos nas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter.

Menor concorrência para vagas no Sisu, ProUni e Fies

E foi um dos exames com menos inscritos dos últimos anos, um pouco mais de 6 milhões. Essa queda se deve às mudanças nas regras para isenção na taxa de inscrição, que dificultou a gratuidade para muitas pessoas.

Além desse fator, outro motivo da queda no número de participantes nesta edição foi a alteração para quem pretendia concluir o Ensino Médio com a prova. O Governo retirou essa qualificação do Enem e repassou para o Encceja. Assim, muita gente que fazia o Enem para concluir seus estudos deixou de fazer a prova e fez o Encceja.

E se não bastasse esse menor número de inscritos, o exame do ano passado teve um grande número de candidatos inscritos que não compareceram para fazer a prova: O número de abstenções do Enem 2017 foi de 32%, o maior nos últimos sete anos.

participantes do Enem 2017

Fonte: G1

Tecnicamente, essa queda no número de candidatos é benéfica para quem fez todas as provas e a redação do Enem 2017, e pretende conseguir uma vaga na universidade pública ou uma bolsa na universidade privada, através do ProUni ou do Fies. Isso porque são menos concorrentes para as vagas disponibilizadas.

Se você fez todas as provas e redação, e se saiu bem nos exames, essa pode ser sua grande chance!

Inep perdoa quem não transcreveu frase no cartão resposta do Enem.

Quando sai a nota do Enem 2017?

Neste ano, o Governo Federal, através do Ministério da Educação e Cultura (MEC) vai disponibilizar os boletins com a nota do Enem 2017 individual, que é a nota das 4 provas e redação, no dia 19 de Janeiro de 2018.

Dentre as notas, o estudante poderá saber quanto tirou nas provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e a redação.

Surdo ou Deficiente Auditivo? Entenda a dúvida na Redação do Enem.

Quando começa as inscrições do Sisu 2018

Logo após o MEC divulgar as nota do Enem 2017, começam as inscrições para quem quer tentar uma vaga na universidade pública através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

No dia 29 de Janeiro o estudante já pode fazer sua inscrição, e tem até o dia 1º de fevereiro de 2018 para fazê-la.

Neste ano serão oferecidas 239.601 vagas em 130 instituições estaduais e federais públicas. Para se inscrever, o candidato tem que ter nota do Enem 2017 na redação diferente de zero. As inscrições deverão ser feitas no site http://sisu.mec.gov.br/.

Cronograma completo do Sisu 2018

  • 29/01 a 01/02: Período de inscrições
  • 02/02: Resultado da chamada regular
  • 02/02 a 07/02: Prazo para participar da Lista de Espera
  • 05/02 a 07/02: Matrícula da chamada regular
  • 09/02 a 30/04: Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data.

Atrasados do Enem 2017: Confira os memes.

Quem pode participar do Prouni 2018

Outra opção para quem deseja ingressar na universidade neste ano com a nota do Enem 2017 é o Programa Universidade Para Todos (Prouni), que distribui bolsas de estudo, parciais de 50% e integrais, em faculdades da rede privada (particular).

O ProUni tem alguns critérios que devem ser preenchidos por quem deseja ganhar a bolsa, que inclui renda familiar, ter cursado o ensino médio em escola pública, e ter tirado mais de 450 pontos na nota do Enem 2017, além de não ter zerado a redação. Confira abaixo os critérios:

  1. Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral da instituição;
  2. Estudantes com deficiência;
  3. Professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública;
  4. Bolsa 100% (integral): Renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio;
  5. Bolsa parcial (50%): Renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos por pessoa.

Quando começa as inscrições do ProUni 2018

O MEC ainda não divulgou quando começa as inscrições do Prouni 2018. Mas é bem possível que aconteça em fevereiro, logo após encerrar as inscrições do Sisu, como acontece geralmente nas edições anteriores.

Além disso, tradicionalmente o ProUni tem uma segunda seleção que acontece no segundo semestre do ano, possivelmente no mês de Junho.

As inscrições deverão ser feiras pela internet através do site http://prouniportal.mec.gov.br/.

Cronograma do ProUni 2018

O processo do ProUni deve ocorrer todo em Fevereiro, e os resultados são divulgados poucos dias após o encerramento das inscrições.

Após isso, os candidatos contemplados com vaga devem se dirigir à instituição de ensino com a documentação necessária para ganhar a bolsa.

E após esse período, o MEC abre as vagas remanescentes do ProUni, que são aquelas aonde os candidatos não conseguiram levar a documentação a tempo ou não provaram as informações.

  • Período de inscrições;
  • Resultado da 1ª chamada;
  • Comprovação de informações da 1ª chamada;
  • Resultado da 2ª chamada;
  • Comprovação de informações da 2ª chamada;
  • Prazo para participar da Lista de Espera;
  • Comparecimento dos candidatos para entrega da documentação.

FIES

Para aqueles que não conseguiram ou não preencheram os requisitos necessários das vagas no Sisu e ProUni, ainda tem a possibilidade de financiar seu curso na universidade particular através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O Fies utiliza a nota do Enem 2017 para distribuir vagas. Para utilizar o programa, basta ter participado de qualquer edição do Enem a partir de 2010 e apresentar desempenho de no mínimo 450 pontos nas provas.

O Também é necessário se enquadrar no perfil socioeconômico do programa. em 2018, o Fies oferece 3 modalidades, confira:

Fies com Fundo Garantidor

O estudante com renda per capita de até três salários mínimos poderá se inscrever no Fies com taxa de juro zero para pagar as parcelas do financiamento, e o pagamento da dívida será realizado assim que o contratante encontrar um emprego formal, com desconto que não ultrapasse 10% da renda mensal.

Serão 100 mil vagas nessa modalidade

Fies Regional

A modalidade voltada para os estudantes das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste do Brasil, com renda de até 5 salários mínimos por pessoa, e taxas de juros mais baixas, que deve girar em torno de 3% e pagamento com desconto em folha de até 10% após o estudante estar formado e trabalhando.

O MEC vai distribuir 150 mil vagas desta modalidade.

Fies Desenvolvimento/Trabalhador

Estudantes de todo o Brasil com renda familiar de até 5 salários mínimos poderão ter seu curso financiado com recursos de Bancos privados e públicos, BNDES e fundos regionais, esta modalidade do Fies terá os juros menores do que a taxa praticada pelas empresas privadas para a concessão de crédito estudantil, mas ainda não foram definidos pelo MEC.

O pagamento do financiamento vai funcionar assim como as outras duas modalidades: Após formado e trabalhando.

O MEC vai abrir 60 mil vagas para esta modalidade.

Então, agora que você está por dentro de todos os detalhes sobre a nota do Enem 2017, Fies, ProUni e Sisu, que tal ajudar mais pessoas e compartilhar esse post nas suas redes sociais?


Graduanda em ciência e tecnologia. Apaixonada por ciências e tecnologia e entusiasta das infinitas possibilidades do Universo!