Qual é a quantidade de água ideal que se deve beber por dia?

Muitos brasileiros têm a percepção equivocada de que existe uma quantidade padrão de água a ser consumida diariamente. Contrariando esse mito, a necessidade de hidratação varia de acordo com características individuais de cada pessoa.

Enquanto a crença popular estabelece o consumo de dois litros de água por dia como ideal, a realidade é que essa medida pode ser insuficiente ou excessiva, a depender do peso e das atividades diárias de cada um.

Nesse contexto, composta majoritariamente por água, a manutenção da saúde do organismo humano depende de um balanço hídrico adequado. O não consumo da quantidade ideal de água pode comprometer funções vitais.

Quantos litros de água devo consumir diariamente?

Mulher bebendo um copo de água
Imagem: Stock 4you / shutterstock.com

Segundo o professor Eduardo Barbosa Coelho, especialista em Nefrologia pela Universidade de São Paulo (USP), “a água é essencial para o transporte de nutrientes e oxigênio, regulação térmica, manutenção de estruturas celulares e eliminação de toxinas”.

Uma redução de mais de 4% do total de água corporal pode desencadear desidratação, condição que, se agravada, torna-se fatal. Ademais, a quantidade de água necessária varia conforme a idade e o peso corporal. As recomendações da nutricionista Tatiana Zanin do Grupo Rede Dor indicam:

  • Jovens até os 17 anos: 40 ml por kg;
  • De 18 a 55 anos: 35 ml por kg;
  • De 55 a 65 anos: 30 ml por kg;
  • Acima de 66 anos: 25 ml por kg.

Por exemplo, um adulto de 25 anos pesando 70 kg deve beber, no mínimo, 2,45 litros de água por dia.

Como saber se estou desidratado?

Não aguarde a sensação de sede para se hidratar, pois ela já é um sinal de alerta da desidratação. Outros indicativos incluem boca seca e urina de cor amarelo-escura com odor forte. É fundamental incorporar o hábito de beber água ao longo do dia para evitar esses sintomas.

Veja também:

Google fecha parceria para otimizar anúncios através de inteligência artificial; saiba mais

Em resumo, entender as necessidades específicas do seu corpo e manter uma rotina de hidratação apropriada é crucial para a saúde. Repense seus hábitos e certifique-se de consumir a quantidade adequada de água, adaptando-se às necessidades do seu organismo.

Imagem: Tarasyuk Igor / shutterstock.com

Relacionadas