Qual a nota mínima do Enem: Como saber se passei no Enem 2017

Muitos alunos estão verificando nesta quinta-feira, 18 de Janeiro de 2018, o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e uma das maiores dúvidas dos estudantes é qual a nota mínima do Enem (uma média entre as notas das provas Matemática e suas tecnologias, Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias e Redação) para ingressar em uma faculdade pelo Sisu, Fies ou bolsa do ProUni. Confira as médias mínimas para todos os casos e fique sabendo se você passou no Enem 2017.

Leia também

Como calcular a nota do Enem.

Qual é a nota mínima do Enem? Como saber se você passou?

Sisu não está funcionando? Veja como resolver os principais erros do site!

Para entender, o Exame Nacional do Ensino Médio foi criado com a intenção de apenas avaliar a qualidade do nível intermediário de educação no Brasil. Mas com o atrelamento de diversos programas educacionais, como ProUni, Sisu e Fies, além de servir como certificado de conclusão do ensino médio para alunos maiores de 18 anos, o programa ganhou muita importância, a maior parte da população estudantil utiliza o exame para um desses fins.

Levando em conta esses fatores, e a grande preocupação dos jovens com a nota obtida no Enem, elaboramos esse artigo explicando quais a nota mínima do Enem para cada um dos casos. Confira abaixo se você passou no Enem ou se terá que tentar novamente no fim de 2018.

Qual a Nota mínima do Enem?

A primeira coisa que você precisa saber é que ninguém “passa” no Enem. A  média de pontuação entre os estudantes participantes do Exame costuma variar entre 270 e 900 pontos, e este resultado pode ser utilizado de diferentes formas para entrar numa faculdade. Quanto maior sua nota, maior as chances de conquistar uma vaga ou bolsa na Universidade. Mas existem algumas médias de pontuações em que as pessoas conquistaram vagas. Confira abaixo essas médias:

Qual a nota mínima do Enem para o Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) usa exclusivamente a nota do Enem como critério de seleção para distribuir vagas em universidades públicas de todas as regiões do País. Ou seja, não é necessário fazer vestibular, basta ter feito o Enem.

A exigência mínima para concorrer a uma vaga é que o candidato tenha obtido nota superior a zero na redação. No entanto, a concorrência nessas vagas costuma ser muito forte, sendo preciso fazer uma pontuação alta para ter a chance de conquistar uma vaga.

Existem alguns cursos que tradicionalmente são muito concorridos e, por causa disso, apresentam notas de corte elevadas. É o caso da Medicina, Direito e Engenharias. A pontuação para entrar nestes cursos pode ficar entre 700 e 850 pontos nas universidades mais concorridas.

De modo geral, os candidatos com pontuação entre 550 e 650 pontos têm chances de conseguir vaga em diversas faculdades. As menores notas para ser aprovado costumam ser superiores a 450 pontos.

Qual a nota mínima do Enem para o ProUni

A nota do Enem também pode ser utilizada para tentar garantir uma bolsa de estudo em universidades particulares pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). Para se inscrever, a exigência é que o candidato tenha feito a prova mais recente do Enem e atingido um mínimo de 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação.

Mas como acontece no caso do Sisu, muita gente concorre a estas vagas, e é preciso ter uma pontuação entre intermediária e alta para ter chances (o ProUni costuma ser mais fácil que o Enem, por ter maior quantia de vagas oferecidas). Mas é bastante relativo, dependendo do curso escolhido e do desempenho dos candidatos que concorrem à mesma vaga.

Nas últimas edições do ProUni, a pontuação mínima para ser aprovado em alguns cursos chegou a ultrapassar os 800 pontos. Mas normalmente, com uma pontuação entre 600 e 700 pontos é possível garantir bolsa em diversas faculdades.

É importante lembrar que o ProUni é destinado a estudantes de baixa renda e só podem se inscrever aqueles que tiverem uma renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Qual a Nota mínima do Enem para FIES

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa desenvolvido pelo Governo Federal para financiar cursos em Universidades particulares com juros baixos. É uma boa alternativa para aqueles que não pontuaram o suficiente para conquistar uma bolsa no ProUni ou Sisu ou aqueles candidatos com renda superior à 3 salários mínimos que não podem concorrer à vagas do ProUni e não tiveram média para o Sisu.

Os candidatos à este tipo de vaga também são selecionados através da nota do Enem. Para fazer a inscrição são aceitas as notas de qualquer edição do Exame a partir de 2010, desde que o candidato tenha atingido um mínimo de 450 pontos na média geral das provas e nota maior que zero na redação.

Com uma pontuação próxima ao mínimo exigido é possível conseguir uma vaga nos cursos menos procurados. Porém, nas faculdades mais concorridas é preciso uma nota bem mais alta. Os cursos de Medicina e Engenharia, por exemplo, costumam exigir mais de 700 pontos dos candidatos.

Além de ter uma boa nota no Enem, os candidatos precisam atender aos requisitos de renda estabelecidos pelo programa.

Qual a nota mínima do Enem para concluir o Ensino Médio

Além de bolsas e vagas na faculdade, a nota do Enem também pode ser utilizada para aqueles que ainda não concluíram o Ensino Médio, obterem o certificado.

Para isto, o candidato precisa ter no mínimo 18 anos e atingir a seguinte pontuação:

  • 450 pontos em cada uma das seguintes provas: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática.
  • 500 pontos na redação.

Não é preciso entregar nenhum histórico escolar nem apresentar o certificado de conclusão do ensino fundamental. Mesmo aqueles que pararam de estudar há muito tempo podem obter o diploma do Ensino Médio com a nota do Enem.

Aqui não existe concorrência entre os participantes. Todos os que marcarem essa opção no momento da inscrição do Enem e atingirem a pontuação mínima receberão seu certificado.

Qual a nota mínima do Enem para universidade particular

Em algumas universidades particulares, a nota do Enem pode garantir uma vaga sem precisar fazer o vestibular. Basta apresentar o boletim de desempenho e fazer a matrícula no curso desejado.

A nota mínima exigida e a quantidade de vagas disponíveis variam conforme a instituição de ensino. Não existe um processo seletivo único neste caso. Os interessados devem procurar diretamente a universidade onde desejam estudar.

Fique atento a outras vantagens que você pode conseguir com a nota do Enem. Muitas universidades oferecem descontos nas mensalidades e até parcelamentos facilitados.

Resumindo: Qual a nota mínima do Enem? Depende do seu caso: Sisu, ProUni, Fies ou conclusão do Ensino Médio.

Relacionadas