Quais bebidas podem ser dadas ao cachorro, além de água?

Quem tem um cãozinho sabe que dar aquele mimo especial para ele é sempre gratificante. Geralmente, os primeiros pensamentos nos levam a oferecer petiscos, levar para passear ou comprar brinquedos novos. Mas você já pensou que as bebidas também podem fazer a diferença no dia a dia do seu peludo? Afinal, se hidratar é fundamental, seja para um humano ou para um cachorro.

E que tal, além de água, variar com algo que ele possa adorar e que seja seguro?

Ficou curioso? Então, vamos falar de mais que apenas uma rotina de alimentação para o seu cão – vamos falar de três opções de bebidas agradáveis e saudáveis para seu amigo! Além disso, vamos alertar sobre algumas bebidas que devem ser evitadas para manter a saúde do seu pet em dia.

Veja também:

Dicas para otimizar o desempenho da bateria do celular

Quais são as bebidas seguras para o cachorro?

bebida cachorro
Imagem: alexei_tm / shutterstock.com

Fica tranquilo! Estamos falando de bebidas saudáveis, nutritivas e aprovadas pelos veterinários. Confira três opções que prometem agradar seu bichinho:

  1. Água de coco: essa é uma excelente opção para reidratar seu pet nos dias quentes. Rica em vitamina C, vitaminas B e potássio, a água de coco precisa ser uma versão sem adição de açúcar;
  2. Suco de fruta puro: cães podem consumir uma porção de suco de fruta puro, desde que seja uma fruta que eles possam ingerir e que não haja adição de açúcar. Maçã e melancia podem ser boas opções, mas evite cítricos e uvas;
  3. Caldo de osso sem sal: uma opção saborosa e que pode adicionar nutrientes à dieta do seu cão. Garanta que seja um caldo adequado para cães ou prepare em casa, removendo todos os restos de ossos antes de servir.

E o que não devo dar para o meu cão beber?

Tão importante quanto saber o que oferecer, é saber o que evitar. Algumas bebidas podem oferecer grandes riscos à saúde do seu cão. São elas:

  • Cafeína: presente em refrigerantes, café e energéticos, pode ser perigosa para cães;
  • Bebidas com chocolate: o chocolate é tóxico para cães, tornando qualquer bebida com ele perigosa.
  • Álcool: tem efeitos adversos graves nos cães e deve ser totalmente evitado;
  • Laticínios: muitos cães adultos são intolerantes à lactose, evite produtos lácteos;
  • Suco de uva: uvas são altamente tóxicas para cães, tornando o suco de uva inseguro;
  • Bebidas com alto teor de açúcar ou sódio: Refrigerantes e sucos artificiais podem prejudicar a saúde canina;
  • Adoçante artificial: evite bebidas sem açúcar que contenham adoçantes artificiais, tóxicos para cachorros;
  • Água com cloro: pode causar desconforto gastrointestinal, evite oferecer ao seu cão.

Em caso de ingestão acidental de qualquer uma das substâncias acima, contate imediatamente o veterinário. Mesmo com essas orientações em mãos, lembre-se sempre que a prevenção é a melhor forma de garantir a saúde e o bem-estar de seu amigão de quatro patas.

Imagem: alexei_tm / shutterstock.com

Relacionadas