Profissões ameaçadas: Quais carreiras podem ser substituídas por IA?

Com os avanços tecnológicos têm aumentado cada vez mais a lista de quais carreiras podem ser substituídas por IAs e isso tem se intensificado em diversos nichos, aumentando o receio de muitos profissionais de perderem seus empregos para alternativas automatizadas.

Nesta matéria, preparamos uma lista com quais carreiras podem ser substituídas por IA. No entanto, um ponto a se destacar é que muitas dessas profissões já estão nesse processo de transição. Quer saber mais sobre isso? Confira agora nossa lista.

Confira quais carreiras podem ser substituídas por IA

Atendente de Telemarketing

Especula-se que ocorra uma queda de 3% na necessidade de seres humanos realizarem ligações até 2024. Para isso, algumas tecnologias já têm sido desenvolvidas e, à medida que esses recursos sejam integrados às empresas, seres humanos não serão necessários para tais atividades.

Cobrador de Transporte Público Coletivo

Os investimentos em equipamentos digitais que façam a compra do bilhete eletrônico e a integração do serviço ao sistema de pagamentos via cartões de crédito/ débito foram atos que viabilizaram tais procedimentos. Entretanto, essas mudanças já ocorrem há certo tempo.

Trabalhadores de máquinas e manufaturas

Por ser um nicho muito atrelado ao trabalho manual, é quase que inevitável que seja tomado pelas tecnologias de IA, semelhante ao ocorrido na Revolução Industrial que, com o desenvolvimento das máquinas, possibilitou que muitos serviços fossem automatizados em certa medida.

Designers

O surgimento de algumas ferramentas como o Midjouney, colaborou ainda mais para a desvalorização desses profissionais no mercado. Visto que esses recursos permitem que imagens sejam criadas mediante comandos específicos.

Vendedores

Os vendedores vêm sendo substituídos intensamente por alternativas digitais desde a pandemia. Compras pela internet, postos de autoatendimento e sistemas automatizados fazem com que o apoio por um funcionário humano em uma empresa seja descartável em vários aspectos.

Mudanças para o futuro

Apesar de muitas das profissões, aqui listadas, já vivenciarem as mudanças que a tecnologia das IAs possa promover, a projeção é que as alterações ocorram a partir de 2030. Contudo, o lado negativo são os grandes números de desligamentos desses profissionais, a serem realizados.

Por fim, para países como os EUA, especula-se que ocorram mais de 70 milhões de demissões. Ainda, o Japão, que já vivencia as mudanças há anos, tendo em vista seu constante e antigo avanço tecnológico, está previsto para ter uma ocupação de 49% de seus postos de trabalho por máquinas.

Imagem: Blue Planet Studio/ shutterstock.com

Relacionadas