Problemas de segurança no acesso remoto do TeamViewer causa até invasão de contas bancárias

Empresa nega responsabilidade pelo problema. E agora?

Na última quarta-feira (1º), uma falha de segurança no programa de assistência remota TeamViewer foi responsável pela invasão de privacidade de vários usuários. Para quem não conhece, o programa de administração remota permite ao usuário acessar e controlar remotamente seu computador a partir de qualquer outro lugar, seja via outro desktop ou através dos apps para dispositivos móveis.

O site do serviço ficou fora do ar e uma grande quantidade de usuários informou que teve seu computador invadido através do acesso remoto pelo programa. A TeamViewer admite o problema mas nega a responsabilidade.

A TeamViewer disse que “a origem do problema, de acordo com nossa pesquisa, é o uso descuidado, não uma potencial brecha de segurança do lado do TeamViewer”.

Em entrevista ao site Ars Technica, Axel Schmidt, representante da TeamViewer tentou falar de forma mais amena, que a culpa é do usuário: “Nós estamos profundamente consternados se nós ofendemos alguém com nossa escolha de palavras. É realmente importante compreender que o TeamViewer é uma ferramenta que precisa ser usada cuidadosamente e de forma extremamente inteligente”.

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Schmidt disse o site foi derrubado por um DDoS, mas não comprometeu nenhum sistema interno do TeamViewer. Os casos foram investigados pela TeamViewer e revelaram que a causa das invasões seria o uso de senhas repetidas no serviço e em outros serviços online que acabaram sendo vazadas.

“Nós não estamos duvidando que contas de TeamViewer tenham sido abusadas”, disse o porta-voz da empresa. “Apenas que não foi devido a uma fraqueza do TeamViewer (…) Nós temos razões para acreditar que foi por causa de reutilização de senhas. Obviamente, o que nós não estamos duvidando é que, sim, pessoas foram raspadas por criminosos online e suas contas bancárias esvaziadas, mas novamente isso não é uma vulnerabilidade do TeamViewer”.

Eu uso o Teamviewer, o que devo fazer agora?

Se você usa o TeamViewer, troque imediatamente a sua senha (é possível fazer isso pelo navegador, acessando sua conta neste site, sem ter que abrir o programa) e caso a compartilhe em outros serviços, altere tudo.

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