Por que os postos de gasolina bolivianos cobram mais barato que os brasileiros?

Essa semana viralizou uma nota fiscal de um usuário do Facebook de Aparecida de Goiânia, relatando a grande diferença de preço entre o combustível vendido nos postos de gasolina da Bolívia e os brasileiros, lembrando que ambos são oriundos da Petrobras. A diferença é mais que o dobro do preço final.

Neste momento, e até o fechamento dessa matéria, o post tem 5.6 mil reações, 928 comentários de pessoas indignadas e aproximadamente 120.000 compartilhamentos no Facebook.

Leia também:

Petrobrás anuncia redução no preço da gasolina mas já aumenta nesta sexta-feira.

Lista de todos os códigos DDD das cidades do Brasil

Postos de gasolina Bolivianos – confira o post:

Mas e afinal de contas, por que isso acontece? O preço cobrado pela estatal às distribuidoras é o mesmo, tanto no Brasil quanto na Bolívia. Porém, eles diferem na incidência de impostos aqui para nós brasileiros e na isenção de taxas sobre o produto ao vender para a Bolívia.

— O que ocorre é uma política do governo brasileiro de que produtos para exportação não recebem determinadas taxas. Assim, quem compra o combustível para exportação o leva sem a taxa de diversos impostos brasileiros. O preço que a refinaria vende para a distribuidora é o mesmo vendido para os bolivianos — explica o ex-diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima.

A Petrobras ainda esclarece que aqui no Brasil incidem impostos federais, que representam um aumento de 10% no preço final nos postos de gasolina, e estaduais que varia por estado da Federação, mas que em média podem corresponder a 29% a mais.

Gostou da notícia? O que acha dessa diferença absurda de preços? Deixe seu comentário logo abaixo.

Então que tal seguir o nosso Twitter e curtir a nossa página no Facebook para que assim você possa continuar acompanhando todos os nossos posts sobre tecnologia, filmes, aplicativos e Netflix diariamente em suas redes sociais?

Via ZH

Relacionadas