Pode dormir de maquiagem? Descubra aqui os danos do hábito

Enquanto a maquiagem pode realçar a beleza e a confiança das mulheres, dormir com ela pode ter efeitos prejudiciais na pele, segundo especialistas. Desse modo, a pele precisa respirar e rejuvenescer durante a noite, processo que pode ser obstruído pela maquiagem.

Sendo assim, os perigos de dormir com maquiagem são multifacetados, segundo a dermatologista Priscilla Pereira. Em entrevista, ela revela que, devido à temperatura corporal mais alta durante a noite, a pele tende a absorver mais pigmentos da maquiagem do que durante o dia.

A falta de higiene noturna do rosto faz com que os cosméticos obstruam os poros, piorando a oleosidade, cravos e acne. Em peles mais sensíveis, a dermatite também pode surgir.

Dormir de maquiagem

Itens de maquiagem vistos de cima, em um fundo rosa.
Imagem: nadianb / Shutterstock

Dormir com maquiagem também pode causar o envelhecimento precoce da pele. Segundo Pereira, até o protetor solar com base, um item de uso diário para muitos, deve ser removido à noite, devido às impurezas e ao efeito do sol que acumulam ao longo do dia.

Emerson Damas, um maquiador profissional, usa o método de double cleansing, ou limpeza dupla, para a remoção efetiva da maquiagem. Esse processo requer o uso de um demaquilante bifásico para a área dos olhos, seguido por um óleo de limpeza para o resto do rosto.

O ideal é finalizar a limpeza com uma rotina completa de cuidados com a pele, incluindo limpeza, tonificação e hidratação. No entanto, caso isso seja muito trabalhoso após um longo dia, Damas sugere a distribuição de lenços demaquilantes ou outros itens de limpeza rápidos ao redor da cama.

Personalizando sua rotina de cuidados com a pele

Pereira enfatiza a importância de personalizar o regime de cuidados com a pele para atender as necessidades individuais.

“É o dermatologista que vai indicar uma rotina de skincare específica para ajudar na renovação celular, contra o envelhecimento e também na diminuição da sensibilidade da pele. Quem tem a pele oleosa, deve procurar produtos para este tipo de pele. Quem tem pele seca, deve optar por produtos mais suaves”, conclui.

Veja também:

Confira países baratos para você planejar uma viagem

No fim do dia, a saúde da pele vai além da manutenção da aparência da juventude. Ela também trata da prevenção de irritações e condições mais graves da pele. Portanto, mesmo que possa parecer um incômodo, a remoção da maquiagem antes de dormir, juntamente com uma rotina de cuidados adequada, é um investimento inestimável na saúde da pele.

Imagem: New Africa / shutterstock.com

Relacionadas