Play Store anuncia grande novidade para os usuários; confira

O Google está preparando uma novidade que promete agregar mais flexibilidade e conveniência aos usuários de Android. Conforme divulgado pelo desenvolvedor Mishaal Rahman, a gigante de tecnologia permitirá que amigos ou familiares façam compras na Play Store em nome de outros usuários.

A opção, descrita como um método para “Pedir para alguém pagar”, está sendo testada inicialmente na Índia, com possibilidade de expansão para outros mercados. Sendo assim, a nova funcionalidade foi incorporada na interface de pagamento da loja de aplicativos, onde normalmente se escolhe entre as formas de pagamento disponíveis como cartão de crédito, saldo Google Play ou outros.

Nova opção de pagamento na Play Store

imagem com ícone do aplicativo Play Store em destaque
Imagem: BigTunaOnline / shutterstock.com

Agora, existe uma nova alternativa: “Peça para alguém pagar”. Ao selecionar essa opção, a Play Store cria um link com validade de 24 horas. Esse link pode ser enviado para a pessoa que realizará o pagamento, utilizando o seu próprio método financeiro.

É possível compartilhá-lo através de diversos aplicativos de comunicação, como WhatsApp e Telegram. Um detalhe importante é que, ao criar o link de pagamento, a página também exibe o e-mail do usuário que receberá o aplicativo ou serviço pago.

Essa funcionalidade é essencial para garantir que o pagamento seja efetuado na conta correta. Além disso, fortalece a segurança, evitando possíveis erros ou fraudes. Assim, o novo sistema de pagamento oferece vantagens significativas.

Benefícios do sistema de pagamento compartilhado

Por exemplo, caso uma pessoa não possua um cartão de crédito disponível no momento ou prefira não utilizá-lo online, ela pode simplesmente solicitar a outra pessoa que complete a transação. Essa opção também é ideal para pais que desejam controlar as compras de aplicativos pelos filhos, sem necessariamente adicioná-los a um grupo familiar na plataforma.

Além disso, é uma forma prática de dar um presente, permitindo que você pague por um aplicativo ou serviço digital para um amigo ou familiar. Enquanto a nova modalidade de pagamento está sendo lançada primeiramente na Índia, há expectativas de que ela seja disponibilizada em outros mercados no futuro.

Veja também:

WhatsApp vai permitir que usuário personalize cada conversa; saiba mais

Embora ainda não haja uma data específica para a chegada deste serviço no Brasil, os usuários brasileiros já podem utilizar uma funcionalidade semelhante através do Pix, que está disponível desde março de 2024. Este método já facilita transações em que um terceiro pode pagar pela compra.

Imagem: East pop / Shutterstock.com

Relacionadas