Pesquisa revela qual é a plataforma preferida dos brasileiros para jogos; confira

Em recente estudo de perfil de jogadores realizado pela Pesquisa Game Brasil 2024, foi descoberto que a plataforma preferida do público brasileiro para jogos continua sendo o smartphone.

A pesquisa, que coleta informações sobre o comportamento, as opiniões e o perfil dos jogadores, mostra que 73,9% dos brasileiros jogam algum tipo de jogo digital, um aumento de 3,8% em relação ao ano anterior. Curiosamente, a maioria dos jogadores são do sexo feminino (50,9%) e identificam-se racialmente como negros (52,3%).

Importância dos smartphones nos jogos

Celulares logados em um jogo, no qual, as pessoas estão disputando.
Imagem: Rawpixel.com / shutterstock.com

A preferência pelo smartphone como plataforma escolhida para jogar é, segundo a pesquisa, devido à ampla variedade de jogos disponíveis e à mobilidade que ele proporciona. Das pessoas entrevistadas, 48,8% preferem usar seu smartphone para jogar, uma porcentagem significativamente maior em relação aos que preferem computadores (22,6%) ou consoles (21,7%).

Jogar em smartphones parece estar associado a um estilo de jogo mais casual, com 66% dos usuários de smartphones se identificando como “jogadores casuais”. Além disso, o sistema operacional Android domina as preferências, com 77% de uso, e a Samsung é a marca de smartphone mais popular entre os jogadores, com uma preferência de 44,3%.

Hábitos dos jogadores de smartphone

A pesquisa também revelou hábitos interessantes entre aqueles que preferem jogar no smartphone. A maioria desse grupo é feminino (61%), e 31,3% estão na faixa etária entre 30 e 39 anos.

Hábitos como considerar o consumo de bateria do celular e o espaço do jogo no armazenamento interno são levados em consideração antes de decidir fazer o download de um jogo.

Pesquisa Game Brasil 2024

A Pesquisa Game Brasil 2024 entrevistou um total de 13.360 pessoas no período de dezembro de 2024 a janeiro de 2024. O estudo completo pode ser acessado gratuitamente através deste link.

Veja também:

Acupuntura pode auxiliar o tratamento da depressão; entenda

A tendência é que a indústria de jogos no Brasil continue a crescer, e com ela, a predominância dos smartphones como plataforma preferida para jogos. Acompanhar estudos como o da Pesquisa Game Brasil é essencial para entender e aproveitar ao máximo as tendências e inovações no universo dos jogos.

Imagem: Rawpixel.com / shutterstock.com

Relacionadas