O que os pais precisam saber do app de mensagens anônimas Sarahah

Um aplicativo que viralizou e que está se tornando uma verdadeira febre mundial, é o app Sarahah. Ele é um aplicativo de mensagens anônimas que foi originado na Arábia Saudita.

Entretanto, pais e crianças devem ter cautela ao utilizar o app Sarahah. Confira aqui tudo que você precisa saber sobre o aplicativo.

Leia também:

Como evitar que o Sarahah roube os dados dos seus contatos

Como encontrar pessoas e compartilhar links com o app Sarahah

O que é o Sarahah? Conheça a história da polêmica rede social

Quando o app de mensagens anônimas surgiu?

O app Sarahah surgiu originalmente em árabe, em fevereiro deste ano. Em 13 de junho ele estreou em inglês, e foi um verdadeiro sucesso nas lojas de aplicativos, e graças aos adolescentes. Ele está na liderança de apps na iTunes dos EUA, Reino Unido e Austrália. Aqui no Brasil começou.

O que é o app Sarahah?

O app Sarahah tem o nome originado de uma palavra Árabe que em português significa “franqueza”. Ele é uma espécie de rede social que permite que o usuário envie e receba mensagens anônimas. A idéia original do aplicativo era para que as empresas utilizassem para que recebessem uma resposta honesta dos empregados, e a melhor maneira seria deixando as suas identidades protegidas.

A descrição do aplicativo informa: ” Sarahah ajuda você a descobrir seus pontos fortes e aspectos a melhorar, recebendo comentários honestos de seus funcionários e seus amigos de maneira privada”.

Não é possível responder as mensagens anônimas

O próprio site Sarahah reconhece que não é possível responder às mensagens que você tenha recebido. Porém, essa opção está sendo estudada, além de ser possível deixar mensagens sem ter uma conta.

Espere pelo pior comportamento das pessoas

Como as pessoas fazem comentários e não é possível responder a eles, provavelmente você terá o pior comportamento das pessoas, pois ele possibilita qualquer tipo de comportamento com responsabilidade zero.

Lembra-se do app Secret? Ele foi banido pela justiça, justamente por ser utilizado para publicar imagens, informações íntimas e difamatórias das pessoas, e não bastou muito tempo para que se tornasse um caso de polícia.

Um tempo atrás, a especialista em segurança on-line Denise DeRosa respondeu ao site Chicago Now: “Os aplicativos mensagens anônimas desencadeiam o pior comportamento das pessoas, bem como as piores pessoas. Se você é alguém que quer fazer mal, onde você vai? Onde você faz de modo anônimo. Prefiro que meus filhos fiquem longe disso. É um problema convidativo.”

Relatos sobre o aplicativo

Na Google Play Store e na AppStore, já temos reclamações de racismo, discurso de ódio, cyberbullying, e de mau funcionamento do aplicativo.

Tudo leva a crer que ele vai ser uma febre passageira, e que ainda está se disseminando aqui no Brasil, embora que ainda tenha um número ainda baixo de downloads.

Conclusão:

Por via das dúvidas, mantenha os seus filhos bem longe do aplicativo de mensagens anônimas. Converse com eles, e fique a par de como eles se sentem ao receberem críticas das demais pessoas, quanto mais de desconhecidos através de um aplicativo. Normalmente, os adolescentes são muito mais suscetíveis ao cyberbullying, e isso pode vir a causar mau estar, depressão, problemas de ansiedade, e inclusive de suicídio aos nossos jovens. Para os adultos, o uso é liberado, mas lógico que com moderação.

E então, gostou do artigo? Deixe seu comentário logo abaixo.

Agora, que tal seguir o nosso Twitter e curtir a nossa página no Facebook? Para que você possa continuar acompanhando os melhores posts sobre tecnologia, diariamente, em suas redes sociais.

Relacionadas