Ótima notícia para o seu bolso: preços de eletroeletrônicos tem queda de 7,4%

Em uma tendência que vem se mostrando consistente ao longo dos últimos meses, o mercado online de produtos eletroeletrônicos apresentou uma notável queda de preços, estimulando o consumo entre os internautas brasileiros.

Segundo dados recentes do Índice de Preços Fipe/Buscapé, março de 2024 registrou uma redução de 7,4% nos preços desses produtos comparado ao mesmo período no ano anterior.

Esta diminuição nos valores é particularmente relevante quando observamos a trajetória dos preços desde janeiro de 2023, que indica uma tendência de deflação no setor de eletroeletrônicos, contrapondo-se ao movimento de preços em outras categorias de produtos.

Categorias de eletroeletrônicos em destaque

Diversos eletrônicos na imagem. Leilão da Receita
Imagem: Pixel-Shot / shutterstock.com

O estudo, que abrange uma gama variada de produtos, identificou um cenário heterogêneo no qual apenas duas categorias apresentaram inflação: ar-condicionado, com um aumento de 16,7%, e ventiladores e circuladores, com 1,6%. Tal resultado sugere um impacto direto do calor atípico e de desafios logísticos enfrentados recentemente pelo setor.

Entretanto, a grande estrela do relatório é a categoria de smartphones, que se destacou por uma queda expressiva de 14,9% nos preços. Esta tendência de redução também foi observada em outras categorias tecnológicas como monitores, notebooks e PCs, com quedas de 13,9%, 12,5% e 12,0%, respectivamente.

Por que os preços de smartphones continuam caindo?

A constante inovação tecnológica é apontada como uma das principais razões por trás da queda sustentada nos preços dos smartphones. A rápida evolução do setor faz com que modelos anteriores se tornem obsoletos em um curto espaço de tempo, promovendo uma natural depreciação de valor.

Este fenômeno é potencializado pela alta demanda e competitividade entre as marcas, que buscam oferecer aos consumidores tecnologias cada vez mais avançadas a preços acessíveis.

Veja também:

Pílulas de bronzeamento realmente são eficazes? Entenda

Segundo Francisco Donato, Superintendente da Mosaico, a inovação contínua nos aparelhos celulares os coloca no centro das atenções do mercado. “Os smartphones tornaram-se elementos indispensáveis no cotidiano das pessoas, impulsionando as fabricantes a introduzir constantemente novas funcionalidades e aprimoramentos, o que acelera a obsolescência e reduz os preços”, comenta.

Imagem: Pixel-Shot / shutterstock.com

Relacionadas