A internet banda larga no Brasil não é nenhuma maravilha, mas sempre têm aquelas operadoras que se destacam mais que as outras e se tornam as preferidas dos consumidores. A nPerf, que disponibiliza gratuitamente em seu site uma ferramenta para testar a velocidade da internet, realizou diversos testes com as principais operadoras de banda larga do Brasil. Com base nos testes, conseguiu fazer um ranking com as operadoras de internet banda larga mais rápidas do país.
Os testes foram realizados entre janeiro e junho de 2018, o que contabilizou no total, 3.013.836 de testes nPerf realizados. Com o resultado dos testes no site nPerf.com, algumas coisas importantes puderam ser constatadas. Coisas que podem ajudar na hora de escolher um serviço de banda larga. Antes devemos considerar a velocidade média de download no Brasil, que chegou a 24.77 Mb/s no primeiro semestre e 2018.
Leia também
Confira o ranking das operadoras de telefonia e internet no Brasil [Anatel]
Como ver o consumo de internet 4G da Oi, Claro, Vivo e Tim?
A NET foi a operadora de internet banda larga que proporcionou aos seus assinantes a melhor e maior velocidade de download, chegando a 33.49 Mb/s. Em compensação, a VIVO apresentou o maior crescimento no quesito velocidade, aumentando em até 55% a sua velocidade de download. A média geral no aumento da velocidade da internet banda larga no Brasil é de 47%.
No quesito Upload, ninguém superou a TIM em velocidade. O Upload da operadora chegou a 16.82 Mb/s, também teve o melhor tempo de resposta, com 42.36 ms.
Operadoras de internet banda larga mais rápidas de 2018 no Brasil
Como é possível analisar na tabela acima, que foi disponibilizada pela nPerf, a NET, TIM e VIVO são as operadoras de banda larga mais rápidas. A pior banda larga do Brasil no momento, continua sendo a Oi.
Se você quiser testar a velocidade da sua internet gratuitamente, basta acessar o site da nPerf e fazer o teste. O site disponibiliza uma ferramenta segura e precisa, ou seja, sem riscos de ser um teste fraudulento como é possível ver em diversos sites. Além da velocidade, a latência da internet também é medida pelo barômetro da nPerf.