Ondas de aquisições: gigantes tech aceleram investimentos em startups de Inteligência Artificial; entenda

A inteligência artificial (IA) é um tema central no cenário tecnológico atual e desencadeou uma corrida entre as gigantes do setor.

Para não perderem terreno para a concorrência, as principais big techs estão adquirindo startups focadas em IA a um ritmo acelerado.

Quem está investindo?

mão robótica e mão humana se tocando através de uma tela. Efeitos azulados. IA
Imagem: Blue Planet Studio/ shutterstock.com

Uma das grandes empresas que tem mantido um perfil mais discreto até agora é a Apple. Embora a gigante da maçã tenha prometido lançar uma IA generativa em 2024, incluindo para o seu próximo iPhone, ela já comprou mais de 30 startups neste segmento só no ano passado.

A Microsoft, por outro lado, pode não ter efetuado uma aquisição, mas é uma das investidoras principais e parceiras da OpenAI, detentora do ChatGPT.

Recentemente, a empresa de Redmond ampliou seus investimentos também na Mistral, uma das principais concorrentes da OpenAI, que utiliza o modelo de linguagem GPT-4 no seu próprio assistente pessoal, o Copilot.

Por que adquirir startups de Inteligência Artificial?

Essa estratégia de aquisição tem servido para as empresas “acelerarem” o próprio desenvolvimento e aumentarem seu portfólio de patentes, tecnologias e talentos. Dessa forma, elas não precisam iniciar tudo do zero, incorporando trabalhos já em andamento.

A tática também evita que concorrentes utilizem estes serviços em projetos próprios, gerando exclusividade em ferramentas e modelos de linguagem, ou exigindo o pagamento de royalties às outras marcas.

Além disso, muitas vezes, tais serviços são adquiridos com finalidades específicas; a Intel, por exemplo, compra regularmente startups de IA para impulsionar determinadas operações de menor escala.

Estratégia alternativa: parcerias

Algumas empresas têm optado por estabelecer parcerias ao invés de adquirir startups. A Microsoft já adotou esta abordagem e a Samsung e o Google fizeram o mesmo para lançar alguns recursos do Galaxy AI para a linha Galaxy S24 de smartphones. Outro exemplo é a aliança entre Meta e Ray-Ban que resultou na criação de um óculos inteligente.

Veja também:

FDA aprova novo tratamento contra câncer: história de sucesso de cãozinho curado nos EUA

Independente da abordagem escolhida, fica claro que as principais empresas da indústria de tecnologia estão investindo alto na inteligência artificial, seja através de aquisições, investimentos ou parcerias. E esse é um movimento que tende a se intensificar nos próximos anos.

Imagem: Blue Planet Studio / shutterstock.com

Relacionadas