O uso de Smartphones nas salas de aula é uma boa?

Será que o Smartphone pode se tornar útil nas salas de aula? Algumas pessoas são contrárias a essa opinião, mas ele pode servir como recurso didático e pedagógico, gerando motivação aos alunos. Para isso, é necessário saber como se aproveitar dessas novas tecnologias, desde que se tenha regras claras de uso.

Os professores precisam estar engajados para que de certo, embora que os professores em sua ampla maioria possuem certa resistência e freqüentemente ocorrem proibições no uso durante as aulas. A UNESCO está incentivando essa situação, para que o Smartphone possa se tornar um aliado do aluno. A UNESCO acredita que a aula tradicional não funciona mais, e que os professores deverão se adaptar.

Aspectos a se considerar:

  • Vemos como ponto negativo a situação que o professor deverá estar muito mais atento e atualizado, para que consiga responder aos questionamentos dos alunos, pois eles poderão consultar em tempo real, se realmente procedem as informações transmitidas na aula.
  • Ao mesmo tempo, é muito interessante não precisar copiar matéria do quadro, tirar fotos dos textos que interessem de fato, ou gravar uma aula para que possa utilizar melhor os recursos de aprendizado, entre muitas outras inimagináveis formas de otimização do aprendizado, através de uma infinidade de aplicativos.

Vamos aguardar um tempo para ver se essa proposta realmente terá êxito. Algumas escolas estão adotando essa prática e se adaptando a essa nova realidade, de ao invés de proibir, que os estudantes usem o Smartphone como mais um recurso didático-pedagógico, e os alunos estão bastante entusiasmados. Como nós da Optclean somos entusiastas pela tecnologia, enxergamos novos horizontes com mais essa ferramenta aos alunos.

Relacionadas