O que fazer para desbloquear o IMEI do celular?

Perder ou ter o celular roubado é uma situação desagradável que pode acontecer com qualquer um. Quando isso ocorre, muitos de nós recorremos ao bloqueio do IMEI, uma medida que impede que o aparelho seja usado por terceiros. No entanto, o que fazer quando você recupera o celular e precisa desbloquear o IMEI?

O IMEI, que significa “International Mobile Equipment Identity” (Identificação Internacional de Equipamento Móvel), é um número único atribuído a cada celular. Ele serve como uma espécie de identidade do aparelho e pode ser usado para rastrear e bloquear um celular em caso de perda ou roubo.

Imagem: David MG / shutterstock.com

Como é possível desbloquear o IMEI?

Em sua maioria, as operadoras de telefonia permitem o desbloqueio do IMEI somente para o proprietário do celular. No entanto, o processo está sujeito a requisitos estabelecidos pelas operadoras.

  • Claro e Vivo: As operadoras Claro e Vivo permitem o desbloqueio do IMEI apenas em suas lojas físicas;
  • TIM: A TIM oferece a opção de desbloqueio do IMEI através de sua plataforma online. Se você optar por fazer isso pelo chat online, lembre-se de enviar a documentação necessária para o e-mail de atendimento da empresa dentro de 48 horas.

A documentação necessária normalmente inclui seu RG, CPF, comprovante de residência, nota fiscal do aparelho, boletim de ocorrência e, no caso de linhas de propriedade de pessoa jurídica, o contrato social.

Veja também:

Por que o carregador do iPhone 15 vai mudar?

Após a apresentação dos documentos, a operadora tem um prazo médio de até 72 horas para efetuar o desbloqueio do IMEI, conforme estipulado pela Anatel.

O que preciso saber antes de desbloquear o IMEI do celular

Como a TIM é a única operadora que permite o desbloqueio do IMEI online, tenha cuidado com sites e aplicativos que prometem realizar esse serviço, pois muitos deles podem ser fraudulentos e visar o roubo de dados pessoais. A recomendação sempre é realizar o procedimento diretamente com a operadora para garantir segurança.

O desbloqueio do IMEI é um serviço gratuito oferecido pelas operadoras. Certifique-se de seguir as instruções da sua operadora e ao utilizar o desbloqueio online, use apenas o site oficial da operadora para garantir a segurança dos seus dados.

Imagem: Tero Vesalainen / shutterstock.com

Relacionadas