O que é necessário para viajar com animal de estimação no avião?

O verão é caracterizado pelo aumento das viagens, e durante esse período, muitas famílias optam por viajar acompanhadas de seus animais de estimação.

No entanto, é fundamental estar bem informado sobre os procedimentos relacionados ao transporte de animais em aviões, garantindo assim uma viagem tranquila tanto para o proprietário quanto para o pet.

Viajar com animal de estimação: qual é a documentação obrigatória?

cachorro no avião
Imagem: New Africa / shutterstock.com

O primeiro passo para transportar um animal de estimação em um avião é providenciar a documentação necessária.

De acordo com Simone Cordeiro, diretora-comercial da Au! Happy, um plano de saúde para pets, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) exige que o tutor apresente a carteira de vacinação do animal, com a vacina antirrábica aplicada 30 dias antes do embarque.

Além disso, um atestado de saúde emitido por um veterinário. “Além disso, é importante consultar a companhia aérea sobre as regras específicas, pois algumas podem variar”, destaca Simone.

A importância da caixa de transporte

A escolha correta da caixa de transporte é fundamental para que o animal se sinta confortável e seguro durante a viagem.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) orienta que o tutor acostume o pet com a caixa de transporte antes da viagem, para auxiliar na adaptação.

Regulamentos das companhias aéreas

Para levar o animal na cabine do avião, é necessário verificar as regras das companhias aéreas. Algumas das principais companhias brasileiras são:

Azul:

O animal deve ter mais de 4 meses e pode pesar até 10 kg (animal + caixa de transporte);

Gol:

O animal deve ter mais de 6 meses e pode pesar até 10 kg (animal + caixa de transporte);

Latam:

O peso total (animal + caixa de transporte) não pode ultrapassar 7 kg e o pet deve ter, pelo menos, 4 meses de vida.

Veja também:

Afinal, cachorro pode ou não comer a ração para gato?

Obter todas essas informações e se planejar adequadamente pode garantir uma viagem segura para todos: tutores, animais e demais passageiros na aeronave.

Imagem: ConstanzaMartinez / shutterstock.com

Relacionadas