Novo dispositivo pode fazer bêbado ficar sóbrio em poucos minutos

Já pensou se existisse uma forma de interromper os efeitos da bebida alcoólica em questão de minutos? Um estudo em desenvolvimento na University Health Network (UHN), no Canadá, tenta encontrar uma solução inusitada para cortar artificialmente a embriaguez por meio de um dispositivo semelhante a um respirador.

Até agora, os pesquisadores da UHN realizaram apenas alguns pequenos testes clínicos com um grupo reduzido de cinco homens. A metodologia, baseada na respiração, ainda está nas fases iniciais de desenvolvimento, mas já apresenta resultados promissores.

Ficou curioso? Para entender mais sobre o aparelho da “sobriedade”, continue a leitura a seguir.

Veja também:

Seu ar-condicionado não está gelando? Veja como resolver o problema

Dispositivo faz bêbado ficar sóbrio rapidamente

Basicamente, o instrumento desenvolvido pelos canadenses é uma espécie de respirador que se assemelha a uma bomba manual de oxigênio. Essa estrutura, por sua vez, é acoplada a um dispositivo capaz de inflá-la, apelidado pelos pesquisadores de “ClearMate”.

Os testes foram realizados com homens que tinham níveis baixos e moderados de álcool no sangue. Deitados, eles inspiraram e expiraram profundamente no aparelho, permitindo que o álcool fosse eliminado pelos pulmões enquanto os níveis de gás carbônico eram mantidos. Essa medida evitou que as “cobaias” desmaiassem durante o procedimento, que durou alguns minutos.

Homem debruçado sobre os seus próprios braços com um copo de bebida alcoólica em sua frente. bêbado ficar sóbrio.
Imagem: Ground Picture / Shutterstock.com

É possível cortar o efeito do álcool?

Até hoje, a ciência não conseguiu desenvolver métodos para “retirar” álcool do corpo de uma pessoa. Vale lembrar que a bebida alcoólica é quase que integralmente metabolizada pelo fígado, e por enquanto, não há nenhuma substância que torne o órgão mais eficiente.

Em casos graves de embriaguez, o máximo que uma equipe médica pode fazer é uma hemodiálise, na intenção de filtrar o sangue do paciente, “limpando-o” do álcool. Além disso, as únicas intervenções possíveis são interromper a ingestão de bebida e tratar eventuais problemas cardíacos ou hepáticos.

Estudo sobre o ClearMate

O estudo da UHN, publicado na revista Scientific Reports, utilizou métodos respiratórios de hiperventilação. De acordo com os pesquisadores, o procedimento conduzido com o ClearMate eliminou o álcool três vezes mais rápido do que o observado quando o fígado realiza o processo “natural”.

Dessa forma, os resultados dos cientistas podem servir de base para uma nova concepção da ciência sobre a eliminação de álcool do corpo humano.

Imagem: Nomad_Soul / Shutterstock.com

Relacionadas