O WhatsApp lançou recentemente atualizações para o app no Android (versão 2.17.430) e no iOS (versão 2.17.81) que trouxeram novas funções do WhatsApp para seus usuários. Dentre elas, a possibilidade de assistir vídeos do Youtube dentro do próprio app, a nova maneira de gravar áudios sem precisar ficar pressionando o botão durante a gravação, e mais poderes aos administradores de grupos.

Confira abaixo maiores detalhes sobre cada uma das novidades, e como utilizá-las corretamente.

LEIA TAMBÉM

Novas funções do WhatsApp

Confira as 3 novas funções do WhatsApp, e saiba como utilizar os novos recursos.

Assistir vídeos do YouTube sem sair do app

Acabou o tempo que você precisava sair do WhatsApp para assistir um vídeo no YouTube. Agora, o app de mensagens roda o vídeo dentro dele mesmo, poupando tempo e facilitando sua vida.

A novidade que já está disponível para iPhone, deve chegar em breve no Android. Com esse recurso, que funciona no modo PIP (de “picture-in-picture”), é possível enviar mensagens e assistir ao vídeo simultaneamente, já que a janela de exibição do vídeo é móvel e é possível arrastá-la para cima, assim como ir para outra conversa sem interromper a transmissão do vídeo.

Gravação de áudio

Também já implementada no iOS, essa novidade permite gravar áudio no WhatsApp sem precisar ficar pressionando o botão para gravar o áudio. Em breve o recurso deve ficar disponível para usuários do app no Android.

Com o recurso, quando o usuário iniciar a gravação de uma mensagem de voz no app, um sinal de cadeado aparece na tela antes do primeiro segundo de gravação. Para travar o modo gravação de áudio, basta deslizar o dedo para cima, em direção ao cadeado, e tirar o dedo da tela. Para encerrar a gravação, basta apertar em cancelar.

Uma das facilidades que o novo recurso promove é que o usuário pode gravar um áudio e navegar dentro da conversa (mas não pode sair da conversa aonde o áudio está sendo gravado). Caso você saia da conversa, a gravação é automaticamente cancelada e não é enviada.

Essa novidade ajuda em muito para gravação de áudios mais longos, podendo o usuário falar sem nem mesmo estar tocando no smartphone.

O todo poderoso administrador do grupo

Se você administra algum grupo no WhatsApp, saiba que você ganha mais poderes com a nova atualização do app, especialmente no que se refere aos conteúdos que os membros do grupo compartilham. Agora, o administrador do grupo poderá monitorar quem envia conteúdo, podendo inclusive restringir o envio de mensagens e anexos a alguns participantes.

Funciona da seguinte forma: O administrador do grupo pode restringir o envio de mensagens, imagens, áudios e vídeos de alguns contatos do grupo, podendo estes apenas ler as mensagens publicadas na conversa.

Agora, os integrantes do grupo que não são moderadores de grupo ou administradores, terão que pedir permissão para mandar mensagem.

O recurso chegou na versão 2.17.430 (beta) do WhatsApp para Android, e deve chegar em breve para todos.

Então, o que achou das novas funções do WhatsApp? Agora, que tal seguir o nosso Twitter e curtir a nossa página no Facebook para você continuar acompanhando todos os nossos posts sobre tecnologia em geral, diariamente, em suas redes sociais.


Graduanda em ciência e tecnologia. Apaixonada por ciências e tecnologia e entusiasta das infinitas possibilidades do Universo!