O fim da TV? Netflix Brasil supera lucro do SBT e público da Sky
Uma notícia que está apavorando os donos das emissoras brasileiras foi divulgada nessa terça-feira (13): A Netflix Brasil lucrou em 2016 cerca de 30% a mais do que a emissora do Silvio Santos, SBT, com um faturamento de R$ 1,29 bilhão. Além disso, o serviço de streaming ultrapassou a Sky em número de assinantes no Brasil.
Segundo o site Notícias da TV, o serviço de streaming já dobrou o número de assinantes pagantes no país, pulando de 3,2 milhões de clientes em setembro de 2015 para mais de 6 milhões de pessoas neste último mês de Setembro, ultrapassando a Sky que tem 5,31 milhões de assinantes, e ficando pouco atrás da NET, que tem 7 milhões de assinantes.
Leia também
- The OA, série original da Netflix estreia sexta-feira (14) – veja o trailer legendado
- Globo de Ouro 2017: HBO dobra indicações e desbanca Netflix
- Vídeos curtos: Netflix lança novidade para ajudar os indecisos
- Os 250 melhores filmes do IMDb – a maioria tem na Netflix
O fim da TV? Netflix Brasil supera lucro do SBT e público da Sky
O calculo é baseado nas informações de logins na internet, tráfego de dados e pesquisas de mercado, mas a empresa responsável pela pesquisa não quis ser identificada.
O estudo tem uma margem de erro de até 10%, ou seja, mesmo na pior das hipóteses, a Netflix, ela ainda fica bem à frente do SBT.
Com estes dados, o Brasil se firma como o 3º maior mercado da Netflix no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e lado a lado com o Reino Unido e Canadá.
Alguns fatores ajudam a Netflix a sair na frente em lucratividade, por ser um serviço over-the-top (OTT), que utilizam as infraestruturas das operadoras, o que tira custos da operação. Além disso, a empresa não paga impostos como ICMS e Condecine (taxa sobre registro de títulos), já que o pagamento da assinatura é feito via cartão de crédito.
A ausência do imposto sobre circulação de mercadorias implicaria uma economia de R$ 200 milhões para a empresa no último ano, conforme apontou o levantamento.
Com uma mensalidade média de R$ 22,90, a Netflix tem baixo custo tributário, o que gera uma “assimetria competitiva” com as TVs por assinatura.
Gostou da notícia? Siga nosso Twitter e curta a nossa página no Facebook para continuar acompanhando as novidades dos games diariamente em suas redes sociais.
Para dúvidas, opiniões e sugestões de posts, nos envie um e-mail para contato@optclean.com.br. Queremos ouvir você, sua opinião é sempre muito importante para nós!