Se você precisava de um motivo para ver 2016 como o ano da realidade virtual, a NASA está trabalhando em um projeto para nos levar à Marte.  O The Mars 2030 Experience promete ser uma grande experiência que coloca você na pele de um astronauta em uma missão ao planeta vermelho.

O projeto utiliza as imagens capturadas por sondas não tripuladas enviadas à Marte para recriar o solo marciano. A agência Espacial Norte Americana propõe, inclusive, como é vestir o traje especial Z-S, um protótipo que atualmente está sendo desenvolvido pela NASA. Com base em dados e planos da organização espacial, usuários poderão caminhar pela superfície do planeta, além de conduzir um veículo pela área.

nasa_mars_art_manned_mission-1104310

Saiba mais

Jason Crusan, diretor de sistemas de exploração avançados da NASA, afirmou que eles pensaram que essa seria a chance de compartilhar os elementos da exploração em Marte por meio da realidade virtual: “Nós já a utilizamos no treinamento de astronautas e simulações de naves espaciais, então pareceu lógico estender esse modelo bem sucedido para inspirar e educar a próxima geração de exploradores e cientistas”.

“Ao fim do primeiro dia de desenvolvimento tínhamos um território compartilhado, com jogadores podendo andar e dirigir em terrenos baseados em dados de altímetro de Marte do projeto HiRISE, da Universidade de Arizona”, disse Justin Sonnenkalb, que serviu como designer técnico na Irrational.

MARS_SUNSET

Os criadores do The Mars 2030 Experience já afirmaram que pretendem adicionar um módulo multiplayer que permitirá que um grupo de pessoas possa explorar ao mesmo tempo o solo marciano. Ao reproduzir no ambiente virtual a superfície de Marte, eles permitem a exploração do terreno antes até de que os primeiros astronautas cheguem no planeta.

O lançamento oficial acontecerá em março de 2016, no VR/AR, um evento de tecnologia da South by Soythwest (SXSW) e o programa chegará para as pessoas junto do Oculus Rift, do Google Cardboard e do Samsung Gear VR. Desenvolvida com o motor gráfico Unreal Engine 4, “The Mars 2030 Experience” é uma colaboração entre a NASA e as equipes da Fusion Media, o Space Systems Laboratory do MIT e antigos desenvolvedores do estúdio Irrational Games (“Bioshock: Infinte”).

marte-shutterstock

Curta nossa Página no Facebook e nos siga no Twitter para receber mais postagens como essa.