4 Alternativas para quem não atingiu a nota de corte do Sisu 2018

Para aqueles que não atingiram a nota de corte do Sisu 2018, existem algumas alternativas para cursar universidade com bolsa ou de graça ainda em 2018. Se você está triste por não ter conseguido entrar na universidade pública com sua nota, acalme-se pois suas chances ainda não acabaram.

É normal ficar decepcionado com um resultado negativo, mas saiba que as notas de corte do Sistema de Seleção Unificada subiram bastante em muitos cursos neste ano, e é normal não conseguir entrar agora.

Abaixo, listamos algumas alternativas que você pode utilizar para tentar conseguir entrar na faculdade ainda em 2018.

Leia também

Como recuperar o número de inscrição do Enem e a senha

Tabela de Pontos do Enem para cada curso no Sisu e ProUni 2018

Siga-nos nas redes sociaisFacebookInstagram Twitter.

Não atingiu a nota de corte do Sisu?

Mesmo que você não atingiu a nota de corte do Sisu, tem outras alternativas. Confira o que você ainda pode aproveitar com sua nota do Enem 2017:

1.  Lista de Espera do Sisu 2018

A primeira e mais óbvia alternativa é a lista de espera do Sisu 2018. Muitas pessoas que se candidataram e foram contempladas com a vaga pela nota de corte, não irão matricular-se de fato, tanto por falta de vontade delas próprias quanto por perda de prazos, ou por não preencher os requisitos necessários.

Após o período das matriculas, aquelas vagas que não foram preenchidas por um desses motivos voltam a serem disponibilizadas, e através da lista de espera, o MEC consegue identificar candidatos novos para estas vagas.

2. Segunda Chamada do Sisu 2018

Após selecionar os candidatos da lista de espera, o MEC fecha a turma que ingressará como caloura na universidade. Mas as universidades normalmente abrem novas turmas no meio do ano, e novos estudantes são chamados para entrar nessas vagas.

Podem participar da segunda chamada do Sisu 2018 todos os candidatos que fizeram o Enem 2017 e não foram contemplados com uma vaga na universidade pública na primeira chamada.

3. ProUni

A terceira opção para quem não conseguiu uma vaga na universidade através do Sisu 2018 é o Programa Universidade para Todos (ProUni).  Lançado pelo Governo Federal em 2005, o programa custeia cursos universitários para estudantes de baixa renda, e utiliza a nota do Enem como ingresso.

São milhares de vagas em universidades privadas de todo o Brasil, com vagas presenciais e EAD, cursos de bacharelado, licenciatura e tecnológicos.

Para participar, o candidato deve ter renda de até 1,5 salários mínimos por pessoa da família para concorrer à bolsas integrais (100% pagas pelo governo) ou 3 salários mínimos para bolsas parciais (50% pagas pelo governo). Além disso, o candidato deve preencher pelo menos um dos requisitos abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola;
  • Possuir alguma deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.

Para se candidatar a uma vaga no ProUni, basta acessar o site do ProUni entre os dias 6 e 9 de Fevereiro. O resultado da primeira chamada sai no dia 14 de Fevereiro, e a segunda chamada será divulgada em 02 de Março.

Após isso, haverá inscrição para a lista de espera, entre os dias 16 e 19 de Março.

4. Fies 2018

Se você não atende os requisitos do ProUni, então pode tentar conseguir vaga no Fies (Financiamento Estudantil), e ter ser curso 100% financiado, com juro zero ou juros abaixo do mercado (dependendo do seu caso), além de começar a pagar apenas quando estiver formado no curso e trabalhando formalmente (carteira assinada).

O Fies é uma ótima opção para aqueles que tem uma renda um pouco maior, ou estudaram em escola privada no ensino médio, assim estando excluídos do ProUni.

São 310 mil vagas no Fies 2018/1. Para saber mais sobre os tipos de financiamentos disponíveis, leia esta matéria.

Para participar, o candidato deve ter feito uma das edições do Enem a partir de 2010, ter média igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação. As inscrições para o Fies acontecem entre os dias 19 e 23 de fevereiro no site do Fies Seleção.

Então, agora que você já sabe as alternativas para quem não atingiu a nota de corte do Sisu 2018, que tal ajudar mais pessoas e compartilhar esse post nas suas redes sociais?

Relacionadas