O Mozilla Firefox já foi um dos navegadores mais utilizados do mundo, e concorria frete à frente com o navegador Google Chrome. Mas o Google se superou muito e deixou o navegador da raposa para trás.

Porém, o Mozilla Firefox nunca deixou de tentar, e agora, lançou 3 novos recursos no seu navegador que melhoram em muito a usabilidade no mesmo, confira.

Novos recursos do Mozilla Firefox

O Mozilla tem evoluído, tando nas novas funcionalidades como ao consumo de recursos. Com as três novas funcionalidades, é possível sim que o Firefox esteja caminhando para voltar a concorrer de forma mais agressiva com o Chrome.

Confira abaixo as novidades do Mozilla Firefox.

Pesquisas por voz

Através da funcionalidade Voice Fill, é possível o fazer pesquisas por voz nos nos motores de busca Google, Yahoo e DuckDuckGo. Veja como funciona:

Bloco de notas integrado

Agora, é possível fazer notas com o Notes de forma integrada ao Firefox. Em uma simples página de notas na barra lateral do seu navegador, você pode salvar textos. Inclusive com algumas opções básicas de formatação.

Envio de arquivos com até 1GB

Essa funcionalidade vai agradar aqueles que precisam enviar arquivos de grande dimensão. O novo Firefox está integrado ao serviço Send, dentro do navegador.

Com o Send é possível carregar e encriptar arquivos com até 1GB para compartilhar online.

Ao carregar um arquivo, o Send cria uma ligação para que possa compartilhar com quem quiser.

Cada ligação criada pelo Send irá expirar após 1 download ou em 24 horas, e todos os arquivos enviados serão apagados automaticamente do servidor do Send.

Ao contrário de outras experiências Test Pilot, o Send não requer um extra e pode ser utilizado em qualquer navegador moderno.

As novidades estão em testes ainda, mas devem ser integradas na versão final do Firefox.

Com estas três funcionalidades, o Mozilla espera que muitos dos seus usuários que abandonaram o Mozilla Firefox para utilizar outros navegadores, em especial o Google Chrome, retornem para o Firefox.

As funcionalidades são bem interessantes, mas podem ser realizadas com outras extensões dentro do Google Chrome, por exemplo.

Um grande cuidado que a Mozilla deve ter também é para que essas novas funcionalidades não prejudiquem o desempenho do navegador, pois isso faria o trabalho ir por água abaixo.

E você, usaria o Mozilla Firefox para navegar na internet? Conte para gente o que você acha que falta neste navegador!

Não esqueça de seguir o nosso Twitter e curtir a nossa página no Facebook para continuar acompanhando todos os nossos posts sobre dicas sobre entretenimento e tecnologia em geral, diariamente, em suas redes sociais.


Graduanda em ciência e tecnologia. Apaixonada por ciências e tecnologia e entusiasta das infinitas possibilidades do Universo!