Motorista da Uber é obrigado a transportar animal de estimação?

Quando pensamos em utilizar um serviço de transporte de aplicativo, muitas vezes, uma dúvida que surge é: posso levar meu animal de estimação comigo na viagem? Para responder a essa e outras dúvidas, entrámos em contato com a Uber, um dos maiores serviços nesta categoria em todo o mundo.

A questão é bastante relevante, uma vez que a quantidade de pets vem crescendo substancialmente e está cada vez mais comum ter um animalzinho em casa. Ao mesmo tempo, cresce a necessidade das pessoas se locomoverem, seja para passear, ir ao veterinário ou qualquer outra situação.

Posso levar meu animal de estimação no carro?

Imagem: Bachkova Natalia / shutterstock.com

De acordo com a política da empresa, animais de serviço, aqueles que são treinados para prestar assistência às pessoas com deficiência, podem, sem dúvidas, acompanhar os passageiros em todas as viagens.

Inclusive, para aqueles que possuem um cão-guia, vale salientar que as leis de acessibilidade obrigam que os motoristas aceitem estes animais, mesmo que não haja aviso prévio.

Como proceder para levar meu pet em uma viagem através do aplicativo?

Se você possui um pet que não é um animal de serviço e deseja levá-lo junto na viagem, a recomendação da Uber é que o motorista seja contatado antes mesmo da viagem através do próprio aplicativo, seja por mensagem de texto ou ligação, para avisar sobre a presença do animal.

Veja também:

Não faça estas coisas se quiser que a bateria do seu celular dure; confira

A empresa também apela pelo bom senso dos usuários para manter os veículos limpos e sem danos para os passageiros seguintes. Nessa situação, levar uma caixa de transporte ou um cobertor pode ser uma ótima ideia para proteger o carro de possíveis danificações ou sujeira.

O motorista da Uber pode negar a corrida?

Segundo instruções dadas pela Uber aos seus motoristas parceiros, eles têm autonomia para decidir se aceitam ou não transportar animais que não sejam de serviço – como um cão-guia, por exemplo – em seu carro. Por essa razão, o contato prévio com o motorista é essencial para garantir que não existam transtornos na hora da corrida.

Portanto, sim, a Uber permite que sejam transportados pets durante as viagens, sejam eles cachorros, gatos ou quaisquer outros, desde que esta condição seja acordada previamente entre motorista e passageiro.

Imagem: Priscilla Du Preez ?? / unsplash.com

Relacionadas