Mark Zuckerberg muda o foco do Instagram e rede social anuncia mudanças

Algumas mudanças no Instagram foram anunciadas na última semana. A plataforma irá passar por uma reformulação, tanto estrutural quanto em relação aos seus objetivos.

A decisão partiu do dono da Meta, Mark Zuckerberg, e o chefe de comércio da empresa, Stephane Kasriel explicou algumas das novidades em seu Twitter na última segunda-feira (13). A rede social vai diminuir a venda de tokens pelo aplicativo para focar em novas dinâmicas de monetização dos Reels. 

Os tokens, ou NFT’s, são colecionáveis digitais. Zuckerberg recentemente idealizou a comercialização desses itens pelo Instagram, como forma de criar uma nova dinâmica na rede e prestigiar os desenvolvedores dos colecionáveis. A chegada dos NFT’s aos aplicativos da Meta era vista como um grande empreendimento. 

Novo foco do Instagram

Através do Twitter, Stephan Kasriel explica que a diminuição dos colecionáveis está sendo implementada como parte de uma nova estratégia. Segundo o funcionário da Meta, o foco agora é encontrar maneiras de apoiar pessoas, criadores e empresas. 

A nova prioridade da rede social é criar oportunidades para marcas e criadores se conectarem com o público e assim gerar receita. Com isso, o Instagram promete inovar ainda mais na área do Reels e das mensagens, com novas operações de monetização.

Os Reels são vídeos curtos que o Instagram tem na plataforma e que ficam dispostos em um feed específico similar ao Tik Tok. Essa área do aplicativo tem crescido rapidamente e já envolve muitas das dinâmicas de negócios que acontecem no app.

Demissões em massa

O Instagram também passa por uma reformulação estrutural. Esta semana foram demitidos mais de 10 mil profissionais da Meta, de áreas consideradas não essenciais para os novos planos da empresa. 

Mark Zuckerberg emitiu um comunicado explicando que tanto as contratações quanto as equipes de recrutamento vão diminuir. Espera-se um grande número de demissões nos meses de março a maio. Segundo o dono da Meta, o objetivo é reduzir gastos e aumentar a eficiência. 

Imagem: Nopparat Khokthong / Shutterstock.com

Relacionadas