Lista das cidades menos poluídas do Brasil é revelada; confira quais são

A mais recente análise do Relatório Mundial sobre a Qualidade do Ar trouxe uma boa notícia para os brasileiros, principalmente aos residentes de Fortaleza, capital do Ceará, que conquistou o primeiro lugar na lista de cidades menos poluídas do país.

Este relatório é um resumo abrangente da situação global do ar, cobrindo dados de 7.812 cidades em 134 países, incluindo o Brasil. Para compor este ranking, a Organização Mundial da Saúde (OMS) utiliza uma série de critérios, incluindo níveis de PM2.5 (material particulado).

Esses parâmetros são fundamentais para avaliar a qualidade do ar em diversas localidades e orientar políticas públicas voltadas à sua melhoria.

Cidades menos poluídas

cidades brasileiras
Imagem: Luiz Hybiak / Shutterstock

Embora o Brasil como um todo não tenha alcançado posições de topo no ranking global, algumas cidades brasileiras destacaram-se. Fortaleza emergiu como a cidade com o melhor índice de qualidade do ar no território nacional, atendendo a todos os critérios estabelecidos pela OMS para um ar considerado de boa qualidade.

No total, 38 cidades brasileiras foram analisadas, com Fortaleza alcançando um índice de 3,4 µg/m³ em 2023. Além disso, estas são as outras cidades na lista:

  1. Brasília (6.8 µg/m³)
  2. Guarapari (7.0 µg/m³)
  3. Macapá (8.5 µg/m³)
  4. Palmas (9.3 µg/m³)
  5. São José do Rio Preto (9.3 µg/m³)
  6. Serra (9.3 µg/m³)

Apesar de não terem índices tão excelentes quanto Fortaleza, essas cidades ainda se mantêm dentro de faixas aceitáveis pela OMS e oferecem uma qualidade de ar considerada saudável para a população.

Monitoramento e impactos do isolamento social

Os dados para este ranking foram coletados pela IQAir, uma empresa suíça especializada no monitoramento de qualidade do ar. Esta é a 6ª edição do relatório, que analisou informações de mais de 30 mil estações de monitoramento ao redor do mundo.

É interessante notar que algumas cidades brasileiras apresentaram uma melhora significativa nos índices de poluição durante períodos de isolamento social, graças à redução do tráfego veicular.

Veja também:

Procurando algo para assistir? Confira os 10 melhores filmes originais da Netflix

As descobertas não apenas ressaltam a importância de iniciativas sustentáveis para a melhoria da qualidade do ar que respiramos mas também servem como um chamado à ação para cidades que ainda lutam com níveis de poluição prejudiciais. Com esforços contínuos e políticas eficazes, mais cidades podem aspirar a alcançar e superar os padrões estabelecidos por Fortaleza.

Imagem: Luiz Hybiak / Shutterstock

Relacionadas