Linguagem Neutra, Linguagem Inclusiva e Pronome Neutro: qual a diferença?

Você já se perguntou sobre a principal diferença entre Linguagem Neutra, Linguagem Inclusiva e Pronome Neutro? Apesar de serem tratados como sinônimos, é importante destacar que eles não são.

Esse tipo de discussão ficou em bastante evidência nos últimos anos, principalmente com as tensões políticas vivenciada em alguns países, como o Brasil. Entretanto, apesar do pouco conhecimento sobre o tema, muitas mentiras já foram propagadas pelas redes, provocando uma certa “implicância” das pessoas com esse debate.

Diante disso, a Optclean decidiu te contar quais são as diferenças entre a Linguagem Neutra, Linguagem Inclusiva e Pronome Neutro. Se você quer compreender melhor sobre o assunto, fique por aqui e confira as informações que a gente reuniu para você.

Veja também:

11 memes muito divertidos sobre sono

Entenda a diferença entre Linguagem Neutra, Linguagem Inclusiva e Pronome Neutro

Linguagem Inclusiva

A Linguagem Inclusiva é um campo de estudo no âmbito das linguagens que busca abordar como os meios de comunicação, como fala e escrita, podem ser utilizados para promover a inclusão de todos os indivíduos, evitando a invisibilidade de alguns e evitando a perpetuação de estereótipos.

É importante destacar que a proposta da Linguagem Inclusiva não implica necessariamente na alteração da estrutura gramatical, sintática e morfológica do idioma, mas sim na utilização consciente das ferramentas disponíveis na língua. Por exemplo, ao invés de utilizar a expressão “aluno/aluna”, pode-se adotar o termo “estudante”, eliminando assim a atribuição de gênero a esse sujeito.

Dados formando a palavra gênero
Imagem: FrankHH/ Shutterstock.com

Linguagem Neutra

A Linguagem Neutra vai além da abordagem da Linguagem Inclusiva, pois visa modificar os recursos gramaticais relacionados ao gênero das palavras. Em outras palavras, busca desconstruir a associação tradicional dos termos “masculino” e “feminino” nas classes de palavras que flexionam em gênero ao se referirem a pessoas, quando essa distinção não é necessária.

Nesse contexto, surgem novas formas linguísticas por meio dessa alteração estrutural, como “amigues”, “todes” e “bonite”.

Pronome Neutro

O Pronome Neutro é a principal seara de debate entre as pessoas, principalmente por conta das polêmicas construídas a seu respeito. Ele consiste no uso de pronomes alternativos que fogem do ideal binário (masculino e feminino).

Não está atrelado ao substantivo e seus determinantes, mas se resume ao pronome, como indica o título do subtópico. Dessa forma, emergem as terminologias: “elu” ou “ile” e “delu”.

Imagem: FrankHH / shutterstock.com

Relacionadas