Internet 5G já chega aos EUA em 2017 e no Brasil só em 2020

internet 5g

Enquanto os norte americanos já poderão desfrutar da tecnologia da internet 5G de alta velocidade ainda em 2017, a promessa é que no Brasil este tipo de conexão chegará somente em 2020. Segundo o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, os leilões das licitações dos direitos para operar a tecnologia no Brasil só devem acontecer na segunda década deste século.

Google testa uma super rede 5G alimentada por drones

 

No Brasil só em 2020 deveremos ter Internet 5G

A declaração do presidente da Anatel foi dada durante uma entrevista em Brasília. Ele ainda disse que as operadoras de telefonia e de internet que quiserem migrar do modelo de licenciamento existente à internet 5G terão que investir um valor igual aos dos chamados “bens reversíveis” da telefonia fixa.

A lei que altera o processo de licenciamento está aguardando a aprovação do presidente da República, Michel Temer.

Nokia quer adiantar chegada de internet  5G para 2017

Testes realizados com o chamado “pré-5G” mostram que a velocidade de conexão dos aparelhos atingiu a taxa de 5 Gbps. Outras avaliações mais recentes mostraram que a taxa de transferência de arquivos usando a tecnologia pode ultrapassar 1 terabit por segundo, mas apenas nos próximos anos é que poderemos saber o exato potencial da 5G.

Rede Móvel 5G será 20x mais rápida que a 4G

Internet 5G já chega aos EUA em 2017

A Intel já apresentou o primeiro módulo de transmissão de dados da empresa com suporte para a quinta geração do sistema de Internet 5G nos Estados Unidos.

Enquanto várias empresas de telecomunicações planejam introduzir a 5G em nos próximos anos, a Intel quer começar a distribuição de internet 5G já no segundo semestre de 2017. Supõe-se que o uso será para automóveis, smartphones,  tablets e redes domésticas (internet das coisas).

Saiba o que é a “Internet das Coisas”

A Qualcomm que já apresentou seu módulo 5G em Outubro de 2016, também pretende introduzir a internet 5G na segunda metade do ano.

Já a Verizon Communications está ainda discutindo o fornecimento de internet 5G ainda em 2017, e as empresas sul-coreanas pretendem disponibilizar a 5G até Fevereiro de 2018, antes dos Jogos Olímpicos de inverno.

Para nós, brasileiros, nos resta torcer para que pelo menos a 5G chegue nos nossos smartphones em 2020.

Para você continuar acompanhando todos os nossos posts sobre apps, Netflix e tecnologia em geral, diariamente, em suas redes sociais, siga o nosso Twitter e curta nossa página no Facebook.

SOBRE O AUTOR

Priscilla Kinast

Apaixonada por ciências e tecnologia e entusiasta das infinitas possibilidades do Universo!

Ei! Comente e marque seus amigos

ANÚNCIO

ANÚNCIO