Assim como acontece no Facebook, o Instagram deve ganhar um app de mensagens. A empresa de Mark Zuckerberg anunciou nesta quinta-feira (07), o início de testes do Instagram Direct, o novo serviço dedicado na comunicação entre os usuários. O app já está disponível para iPhone e iPad (iOS) em seis países: Chile, Uruguai, Itália, Portugal, Turquia e Israel.

Assim como aconteceu com o Facebook Messenger, o Instagram Direct dará acesso ao feed, curtidas, entre outros recursos do Instagram original, mas o foco desse app será o envio de mensagens diretas. E também inspirado no messenger, o Instagram Direct permitirá envio de imagens, com acesso à câmera do smartphone.

LEIA TAMBÉM

Embora exista desde 2013, o Direct não fez muito sucesso no início. Então, a empresa detentora das redes sociais resolveu lançar o Stories, que muitos acusaram de ser uma cópia da funcionalidade original do Snapchat. No Stories, são compartilhadas imagens e vídeos curtos que se apagam em um dia.

Até a intérface do Instagram Direct é bem parecida com o Messenger do Facebook. Dos filtros e efeitos exclusivos para as fotos e vídeos atá a possibilidade de enviar textos, imagens e vídeos que somem após 24 horas.

A questão é que, com a popularidade do Instagram Stories, um problema para os usuários será ter que ficar indo de um app ao outro, para ver as imagens postadas e para ler e enviar mensagens.

Testes do Instagram Direct

Os usuários do iOS nos países citados anteriormente, já estão sendo convidados a participar dos testes do Instagram Direct.

A pessoa que possui iPhone ou iPad está recebendo uma mensagem para fazer o download do novo app e experimentar o novo recurso, além de receber incentivo para se comunicar com a ferramenta, trocando mais mensagens e comentários nos Stories.

Alavancar o Instagram com o Direct

Hoje, o Instagram é a 7ª maior rede social do mundo. Nas 4 primeiras posições, aparecem 3 das redes sociais de Zuckerberg: Facebook, WhatsApp e Messenger. Em 2ª lugar está o YouTube, em 5ª está o Wechat e em 6º o QQ, ambos da China. A intenção da corporação que domina as redes sociais é alavancar o Instagram, e trazê-lo para as primeiras posições, tentando ultrapassar, em um primeiro momento, os grupos chineses.

Embora o plano audacioso de Zuckerberg de dominar o mundo virtual seja bem claro para muitos de nós, dessa vez, o lançamento desse novo app ocorreu de forma bem discreta, não havendo nenhum pronunciamento oficial da empresa.

Ainda não há precisão de quando o Instagram Direct chegará ao Brasil, mas estamos na torcida para que chegue em breve, assim, poderemos testar a novidade!

Via The Verge

Curta a nossa página no Facebook e nos siga no Twitter para receber mais notícias em suas redes sociais.


Graduanda em ciência e tecnologia. Apaixonada por ciências e tecnologia e entusiasta das infinitas possibilidades do Universo!