Após manifestações de grupos religiosos e do Movimento Brasil Livre (MBL), a exposição “Queermuseu – cartografias da diferença na arte da brasileira” que trazia ao público obras de 85 artistas, incluindo Alfredo Volpi e Cândido Portinari, no museu Santander Cultuiral de Porto Alegre, foi cancelada. Mas aqui você pode conferir as imagens Santander Exposição que foram censuradas na íntegra.

As 15 Redes sociais mais usadas no mundo

A exposição abordou a diversidade e as questões LGBT, aos moldes de exposições estrangeiras como  a Queer British Art (1861-1967), em Londres, na Inglaterra, e a Hide/Seek: Difference and Desire in American Portraiture, em Washington, nos Estados Unidos.

Leia mais:

Homem nu tocado por criança em exposição no MAM vira polêmica na web

Grupos LGBT fazem ato a favor da exposição do Santander Cultural.

Curador afirma que é contra o fechamento da exposição Queermuseu Santander.

MBL se manifesta contra exposição do Santander em Porto Alegre

Mas aqui no Brasil, as imagens Santander exposição foram cancelada por apelo de grupos religiosos e de extrema direita por fazer apologia à pedofilia zoofilia.

Além do cancelamento da exposição, o MBL promoveu um boicote nas redes sociais, para que os correntistas do Banco Santander cancelassem suas contas no banco.

Mas o MBL nega ter censurado a mostra de arte. Veja o que disse Paula Cassol, coordenadora do MBL no Rio Grande do Sul, em entrevista à VEJA:

“Não vejo que exista censura de baixo para cima. Na verdade, há uma revolta popular contra o conteúdo que foi colocado na exposição. Em momento algum houve a coação do banco. Retiraram a exposição porque quiseram. Podiam ter tirado obras, poderiam ter censurado, podiam ter feito uma série de coisas e a opção (por fechar) foi do Santander. Querer dizer que isso é censura, ditadura? Censura é o que acontece na Venezuela, em Cuba, na Coreia do Norte, onde você não pode veicular conteúdo nenhum. Aqui é Brasil e as pessoas têm liberdade de expressão, mas isso não quer dizer que você possa produzir conteúdo pornográfico pedófilo e dar acesso a isso para crianças. Se fosse censura, seria censura do governo em não permitir que a exposição fosse realizada”.

A obra que mais causou a revolta dos grupos foi uma referência ao meme “Criança Viada”. Segundo a opinião da curadoria, o objetivo da obra “Travesti da lambada e deusa das águas”, de 2013, de autoria de Bia Leite, era “desmascarar o preconceito e a homofobia através de uma iconografia da cultura pop”,de acordo com o texto explicativo do catálogo da mostra.

Outro integrante do MBL se manifestou em um vpideo, aonde circula pela exposição. O blogueiro Rafinha BK, do MBL de Porto Alegre, diz no vídeo que “Há pouco tinha crianças olhando essa ‘arte’ escarnecendo a Cristo”. “Olha o Satanás no meio”, diz Rafinha sobre outra obra.

O Presidente da Bienal do Mercosul Gilberto Schwartsmann, lamentou o encerramento da exposição: “Fiquei triste. As pessoas têm o direito de gostar e de não gostar, de querer e de não querer. Mas precisam respeitar. O que a gente precisa é de uma lição de tolerância. Entendo todos os lados. As pessoas não estão preparadas para certas coisas. Isso aconteceu muito na história. Coisas que nos assustam em 2020, não nos assustam em 2040”.

A obra que, segundo os grupos que se manifestaram contra, retratam a zoofilia é a “Cena de Interior II”, de Adriana Varejão.

Segundo explica o curador Gaudêncio Fidelis em texto do catálogo da obra, “Ela mostra o avanço da pintura brasileira como manifestação crítica diante do processo de colonização do país. Trata-se de uma pintura que cobre um considerável território na confluência entre sexualidade e história, revirando (literalmente) as hierarquias de raça, influências, miscigenação”.

Mas de acordo com o blogueiro blogueiro Felipe Diehl, no mesmo vídeo citado acima, “Só tem putaria, só tem sacanagem”.

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr do PSDB, que teve apoio nas eleições do grupo MBL, postou na sua página do Facebook que a mostra tinha “imagens de zoofilia e pedofilia”, mas algumas horas depois, Marchezan deletou seu post.

imagens Santander Exposição

Se você está curioso para ver as imagens Santander Exposição tão polêmicas, confira abaixo:

imagens exposição santander cultural porto alegre

imagens exposição santander cultural porto alegre imagens exposição santander cultural porto alegre imagens exposição santander cultural porto alegre imagens exposição santander cultural porto alegre imagens exposição santander cultural porto alegre imagens exposição santander cultural porto alegre imagens exposição santander cultural porto alegre imagens exposição santander cultural porto alegre imagens exposição santander cultural porto alegre imagens exposição santander cultural porto alegre imagens exposição santander cultural porto alegre imagens exposição santander cultural porto alegre imagens exposição santander cultural porto alegre imagens exposição santander cultural porto alegre imagens exposição santander cultural porto alegre

imagens exposição santander cultural porto alegre imagens exposição santander cultural porto alegre imagens exposição santander cultural porto alegre

imagens exposição santander cultural porto alegre

imagens exposição santander cultural porto alegre

E você, o que achou das imagens Santander Exposição?

Que tal você seguir as nossas redes sociais como o Twitter e Facebook para você continuar acompanhando as melhores matérias sobre tecnologia, entretenimento e redes sociais, diariamente, em suas redes sociais.


Graduanda em ciência e tecnologia. Apaixonada por ciências e tecnologia e entusiasta das infinitas possibilidades do Universo!