Governador abre a mão e libera trem e metrô de graça para a população

Os estudantes paulistanos que se preparam para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) receberam uma ótima notícia nesta quinta-feira, 2 de novembro. O governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, assinou um decreto que determinou a gratuidade de todos os transportes públicos nos dias de provas.

A decisão vale para os dias 5 e 12 de novembro (os dois próximos domingos), datas em que serão realizadas as duas etapas do maior vestibular do país, e vai abranger os serviços de trens, metrôs e ônibus na região Metropolitana de São Paulo.

Vale lembrar que a isenção dos valores das passagens já estava programada para o sistema de ônibus, mas ainda não havia sido determinado que o trem e o metrô também entrariam no esquema.

Veja também:

Conheça o novo rival do ChatGPT criado por Elon Musk

Trem e metrô de graça para o Enem

De acordo com o decreto assinado na quinta, as gratuidades serão válidas nos dois dias de provas e o benefício poderá ser usado de 9h às 21h. Vale lembrar que o ENEM começa às 13h30 em ambas as datas, mas termina às 19h no dia 5 e às 18h no dia 12.

Dessa forma, os estudantes terão uma boa margem para se locomover até os locais de prova e de volta para casa com os transportes públicos gratuitos.

Estarão envolvidas na ação a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) (que gere os serviços de ônibus na região metropolitana) e as organizações CPTM, ViaQuatro e Via, que administram o sistema de trens e metrôs da área.

Decreto do estado de São Paulo sobre trem e metrô de graça no dia do Enem
Imagem: Reprodução / Governo do Estado de S. Paulo

Transporte público nos próximos domingos

O Governo de São Paulo também divulgou que o fluxo de passageiros será analisado durante os dias da ação, com o intuito de verificar se haverá necessidade de reforço nos horários próximos ao início e ao fim das provas.

Já a SPTrans, que administra o sistema de ônibus da capital, já confirmou que vai reforçar as frotas de algumas linhas que operam em trajetos que passam por locais de prova que esperam grande movimentação de candidatos.

Nos dias das gratuidades, o embarque deverá ser feito pela mesma porta do desembarque, excluindo a necessidade de uso da catraca.

Imagem: Nyatto / Pixabay.com

Relacionadas