Google retira do ar app que prometia recarga de celular e clonava cartões de créditos

O app falso “Recarga Celular” foi encontrado pela Kaspersky Lab e estava disponível na Play Store desde novembro de 2015 ele prometia ao usuário o dobro de crédito do valor recarregado pelo aplicativo. No entanto, tratava-se de um golpe para coletar e clonar cartões de crédito.

De 1.000 a 5.000 usuários baixaram o app segundo o Google Play a partir da loja oficial. Depois que o aplicativo era instalado no dispositivo da vítima,  exibia as telas da suposta função de recarga, informando que aceitava vários tipos de cartão de crédito.

Leia mais:

Cartão de crédito Nubank: como ser aprovado e ter um bom limite.

Após informar os dados do cartão de crédito ao aplicativo, toda a informação coletada (CPF, nome, valor da recarga, número do cartão, data de validade, CVV) ia para um site registrado no Brasil e que não tinha nenhuma ligação com as operadoras de telefonia. Depois que o golpista está com os dados, é possível colocar o cartão e usá-lo como quiser.

De acordo com a Kaspersky Lab, essa não é a primeira vez que golpistas publicam apps maliciosos na loja da Google Play. No final de 2014 foram encontrados os dois primeiros trojans bancários móveis desenvolvidos no Brasil. No fim do ano passado, outro app falso de recarga estava na Loja, chamado “Recarga Brasil”, e foi removido pouco tempo depois de estar no ar.

Ao descobrir a fraude, a Kaspersky Lab fez a denúncia ao Google que, enfim, retirou o aplicativo do ar.

Relacionadas