Google remove bloqueador de anúncios da Samsung da Play Store

Poucos dias após entrar na Play Store, o bloqueador de anúncios da Samsung para o sistema operacional Android foi removido da plataforma. Isso porque, segundo o Google, o aplicativo violava as orientações para desenvolvedores.

O “Adblock Fast” foi produzido através da parceria da Samsung com a Rocketship Apps. Segundo um dos desenvolvedores da Rockeship, Brian Kennish, o Google informou que o Adblock Fast viola o artigo 4.4 do Contrato de Distribuição para desenvolvedores, do qual não permite que aplicativos ou plugins oferecidos por meio da plataforma Play Store “interfiram” ou “perturbem” os dispositivos, redes ou terceiros. O Google confirmou ao The Verge a remoção do Adblock Fast, porém não esclareceu os motivos. Kennish recebeu a mensagem de um representante no Google:

 

“Olá, Desenvolvedores do Rocketship Apps,

Revisei o Adblock Fast, com.rocketshipapps.adblockfast, e descobri que ele viola o artigo 4.4 do acordo de distribuição do desenvolvedor. Informo que o aplicativo em questão foi desativado como forma de punição por conta desta violação.

Lembre-se que você concordou em seguir o Programa de Políticas para Desenvolvedores da Google Play…

Se você revisou as políticas e sentiu que nossa atitude aconteceu por engano, por favor, dirija-se à nossa equipe de apoio político, e você receberá o retorno em um prazo de 2 dias úteis.

Grato pelo apoio ao Google Play!”
Assim que a remoção do Adblock Fast foi feita, dois outros plug-ins de bloqueio de anúncios Android surgiram: Cristal, o popular Ad Blocker iOS, e o bem conhecido Adblock Plus.

Não está claro se simplesmente estes concorrentes passaram desapercebidos pelo Google, ou se a Rocketship fez algo especificamente, para violar as diretrizes da Play Store de uma forma que o Cristal e Adblock Plus não tenham feito. Em 2013, o Adblock Plus tentou retirar um anúncio do Android e ocorreu um problema semelhante. Só há pouco tempo a empresa foi autorizada a distribuir o aplicativo novamente, mas apenas através do próprio navegador da companhia.

Ao que parece, agora o Google não permitirá mais que, qualquer que seja o app produzido por terceiros, bloqueie anúncios sobre produtos de outras empresas, de forma que isso pode ser uma atitude desrespeitosa. O Firefox permite que seus bloqueadores impeçam que apareçam anúncios ou até que sejam instalados plug-ins no Android; no entanto, o app é distribuído apenas através do próprio navegador. A Samsung poderia fazer algo semelhante para distribuir Adblock Fast, através de sua própria loja de aplicativos, deixando-o pré-instalado em seus dispositivos Galaxy. Até o momento, empresa não quis comentar o assunto.

Evidentemente, a Samsung é o maior parceiro do Google e Android, o que provoca certa tensão com esse litígio. Essa iniciativa da Samsung pode ter sido interpretada como se a companhia estivesse colocando-se contra seus próprios parceiros, no momento em que viola as diretrizes da Play Store – o que pode ser prejudicial para seus negócios, visto que a empresa trabalha também com exibição de publicidade.

Esta pode ser uma questão especialmente delicada para o Google, que tem recentemente fez movimentos para afastar o declínio da web móvel em favor de aplicativos, onde a empresa não pode ganhar receita publicitária como faz em navegadores móveis e da web através de sua ferramenta de busca.

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Via The Verge

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