Google quer remover importante recurso do sistema Android; veja se você usa

O Google está considerando a retirada de um recurso de segurança do Android voltado para a realização de transações. Este recurso, chamado “Confirmação Protegida pelo Android”, pode ser descontinuado devido à sua baixa adoção tanto pelo público quanto pelas fabricantes, de acordo com o desenvolvedor Mishaal Rahman.

O recurso “Confirmação Protegida pelo Android” foi lançado pela primeira vez no Android 9 com o objetivo de proporcionar maior segurança nas transações eletrônicas. A funcionalidade permite que ações sensíveis, como pagamentos ou operações de autenticação sejam realizadas de maneira segura, a fim de proteger contra possíveis ameaças de segurança.

Funcionamento do recurso

silhueta de mão segurando um smartphone com o logo do Google. Em segundo plano um telão escrito Google.
Imagem: Meir Chaimowitz / shutterstock.com

A “Confirmação Protegida pelo Android” trabalha por meio de uma interface de usuário protegida por hardware. Assim, os aplicativos podem acionar o recurso para solicitar que o usuário confirme a operação ao pressionar duas vezes o botão de liga/desliga.

Segundo o Google, essa confirmação protegida por uma interface confiável “indica, com muito alta confiança, que o usuário verificou a declaração e concordou com ela”.

Apesar do mecanismo oferecer um nível de segurança adicional durante a realização de transações sensíveis, a adoção do recurso tanto pelo público como pelas fabricantes foi baixa. Como prova disso, apenas os aparelhos Pixel da própria empresa aderiram à essa funcionalidade de segurança.

Remoção da função pelo Google

De acordo com o vazador Mishaal Rahman, o Google já prepara a remoção da função “Confirmação protegida pelo Android”. No entanto, qualquer modificação referente a isso ainda não foi feita enquanto as discussões internas sobre o produto não são concluídas.

Veja também:

ATENÇÃO: Anvisa pede retirada de coletor menstrual do mercado; saiba mais

Curiosamente, a gigante das buscas havia manifestado recentemente sua confiança na função. Em abril de 2023, a big tech mencionou que a “Confirmação Protegida pelo Android” estava “ganhando a atenção do ecossistema como uma forma líder do setor para confirmar ações críticas do usuário por meio de hardware”. No entanto, a baixa adoção do recurso pode levar à sua descontinuidade em breve.

Imagem: Meir Chaimowitz / shutterstock.com

Relacionadas