Google Chrome ganha novo recurso surreal para usuários aproveitarem; confira

De olho na tendência mais forte do mercado de tecnologia em 2023, o Google Chrome está prestes a introduzir um recurso inédito na plataforma: uma ferramenta de inteligência artificial que auxilia os usuários na reescrita de textos.

A novidade foi “flagrada” no Gerrit, software especializado em revisão de códigos, e já tem até nome: “Compose”. Basicamente, ela permitirá o ajuste de tamanho, tom e até de abordagem em textos, sugerindo alternativas de escrita para diferentes situações.

Vale lembrar que o programa é bem parecido com uma iniciativa lançada recentemente pela Microsoft, no Edge (navegador concorrente do Chrome). A ferramenta da big tech opera reescrevendo e adaptando textos por meio de uma integração de IA com o Bing Chat.

Google Chrome ganha novo recurso para redação de textos

A tecnologia que está sendo desenvolvida para o buscador do Google vai oferecer alternativas básicas para os usuários que precisarem aumentar ou diminuir textos, além de recomendar “tons” variados para mensagens como “casual” ou “formal”.

Segundo as informações encontradas no Chromium Gerrit, a ferramenta será apresentada pelo Google como MVP (produto viável mínimo, também conhecido como a versão mais simples de um produto).

A ideia é que a ferramenta seja lançada no começo do ano que vem, apenas em desktops. Se o projeto for bem sucedido, a empresa deve investir em uma expansão para dispositivos Android e iOS. Em um primeiro momento, o recurso será restrito à conteúdos escritos em inglês, mas há intenção de desenvolver suporte para outras línguas no futuro.

Imagem de ícone do Google Chrome em tela de computador. melhorar o desempenho do Google Chrome
Imagem: PixieMe / shutterstock.com

Veja também:

Fim de redes Wi-Fi está próximo? Tim, Claro e Vivo querem Internet só no celular; entenda

Mudanças no Chrome

A notícia da chegada do “Compose” está sendo veiculada em meio à uma série de mudanças que o Chrome vem fazendo em sua plataforma. Em outubro, o navegador lançou diversas melhorias voltadas para a experiência de navegação, como novos recursos para buscas em sites e identificação de erros de digitação, ferramentas que também utilizam tecnologias de IA.

De acordo com os desenvolvedores do buscador, o próprio “Compose” parte de um princípio semelhante ao usado nas novidades introduzidas recentemente: o preenchimento automático, que utiliza componentes mistos e arquitetura Chrome para criar e apresentar conteúdo a partir do aprendizado da máquina junto ao usuário.

Imagem: BigTunaOnline / shutterstock.com

Relacionadas