Golpes utilizando IA são tendência em 2024; entenda

A segurança na internet está sob constante ameaça. Últimas notícias revelam que os golpes estão cada vez mais apelando para ferramentas de inteligência artificial para roubar informações e bens financeiros. Sendo assim, um dos casos recentes envolve a advogada criminal Hanna Gomes, cujo rosto foi usado em uma tentativa de golpe que quase tirou R$ 600 de sua mãe.

Desse modo, o golpe foi elaborado usando inteligência artificial, mostrando que os bandidos estão evoluindo rapidamente em sua abordagem. A tendência foi confirmada pela Kaspersky, empresa de cibersegurança. Portanto, confira mais acerca dessa problemática abaixo!

Golpes com IA

notebook aberto com sinalização em vermelho
Imagem: Pungu x / shutterstock.com

Segundo Fabio Assolini, diretor da Equipe de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina, golpes envolvendo IA serão cada vez mais comuns neste e nos próximos anos. A empresa também alerta para o aumento de fraudes via Pix, que se tornou um alvo favorito de bandidos digitais devido à sua velocidade e facilidade de uso.

Assim, a segurança online será um dos maiores desafios da era digital nos próximos anos. A inteligência artificial (IA) generativa tem sido cada vez mais utilizada em golpes digitais. Essas tecnologias são capazes de gerar novos conteúdos, como textos, áudios e vídeos.

Isso permite que os golpistas se apropriem da imagem ou da voz de uma pessoa e usem essas mídias como se fossem autênticas, induzindo vítimas a revelarem informações ou valores financeiros. Uma das formas de golpe que vêm ganhando popularidade é o “vishing”, uma variação do phishing que utiliza áudios e vídeos em vez de textos.

Os perigos do Pix

O Pix, com sua rapidez e facilidade de uso, tornou-se um dos mecanismos de pagamento mais populares no Brasil. Infelizmente, isso também o tornou um alvo favorito para golpes. Um golpe comum é o “GoPix”, onde a vítima faz um pagamento pelo computador, copia e cola o código Pix no site do banco, mas o dinheiro acaba indo para a conta de um criminoso, e não para a loja.

Veja também:

Classe média adota estes comportamentos para parecer rica

Além disso, fraudes de desvio de Pix estão se tornando cada vez mais comuns. Neste tipo de golpe, a vítima instala um aplicativo com vírus que aguarda o momento certo para desviar transferências Pix para a conta do criminoso.

Imagem: Pungu x / shutterstock.com

Relacionadas