Veja as fotos de Saturno obtidas pela Sonda Cassini da NASA

Após 13 anos orbitando Saturno, a sonda Cassini, da NASA, chega ao final de sua missão , em um mergulho na atmosfera do planeta dos anéis no próximo dia 15 de setembro.

Após este mergulho, a sonda vai literalmente pegar fogo ao chegar na atmosfera de Saturno. Confira abaixo as fotos feitas pela sonda em seus últimos dias de missão.

Leia também

Asteroide 2012 TC4: como assistir ao vivo sua trajetória

Sonda Cassini foi sucesso da NASA em Saturno

A sonda Cassini completa sua missão que desde 2004 vem trazendo ótimos resultados. Muito se descobriu sobre o planeta dos anés, como as mudanças sazonais em Saturno, a semelhança da lua Titan a uma Terra primordial, e um oceano global na lua Enceladus, com plumas de gelo saindo de sua superfície.

“A missão tem sido insanamente, descontroladamente, lindamente bem sucedida, e está chegando a um fim em cerca de duas semanas”, disse o cientista do programa Cassini Curt Niebur, em teleconferência com repórteres no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, na Califórnia.

Fotos da Sonda Cassini

No dia 20 de agosto, a sonda passou entre Saturno e seus anéis, e conseguiu registrar 21 fotos, num período de quatro minutos. Nas imagens, é possível ver os anéis em sua sua parte interna, pelo lado de dentro do planeta.

Nas fotos é possível ver os diferentes anéis de Saturno: em primeiro plano e acinzentado, o anel C; mais brilhante, o anel B, além do espaço vazio entre os anéis A e B, com aproximadamente 4,8 mil quilômetros, chamado “Divisão Cassini”; e, mais distante e um pouco apagado, o anel A.

CASSINI

Confira abaixo as fotos feitas pela sonda Cassini de Saturno:

Cassini Cassini Cassini Cassini Cassini Fotos de Saturno pela sonda Cassini Cassini Cassini Cassini Cassini Cassini Cassini Cassini Cassini

 

Fotografia Final da sonda Cassini

Antes de morrer, a sonda Cassini irá fazer uma última fotografia de Saturno, que poderá ser dos propulsores ou buracos nos anéis causados por pequenas luas, segundo Linda Spilker, cientista do projeto Cassini.

Os dados fornecidos pela sonda são recebidos pela NASA quase em tempo real, e isso se dará até a sonda perder completamente o contato com a Terra, o que deve ocorrer às 08h54 de 15 de setembro, no horário de Brasília.

A cientista Spilker também informou que os dados mais recentes recebidos pela sonda mostram que os anéis de Saturno são menos densos do que se imaginava.

Ainda de acordo com ela, essa densidade menor indica que os anés de Saturno não são tão antigos quanto se esperava (120 milhões de anos) e devem ter surgido após o nascimento do sistema solar.

Via NASA

Não se esqueça de curtir a nossa página no Facebook e nos seguir no Twitter para receber mais posts como este.

Relacionadas