Fies 2023: quando saem os resultados?

As inscrições para os candidatos que realizaram o ENEM concorrerem ao Fies começaram no dia 7 de março e terminaram na última sexta, dia 10. Foram ofertadas 67.301 vagas para o 1º semestre de 2023.

O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC) que concede financiamento a estudantes matriculados em instituições de ensino superior. O financiamento é com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), por isso, quanto maior a nota no ENEM, maior a chance de conseguir um financiamento.

Como funciona o Fies?

O programa do MEC consiste em auxiliar estudantes de ensino superior a custear as mensalidades da instituição. Durante o curso, é necessário apenas que o beneficiário pague o valor do encargo operacional fixado em contrato, além do custo do seguro de vida.

Após a conclusão do curso, caso o estudante já tenha uma renda, serão descontadas as parcelas diretamente na conta. Já os estudantes que não possuírem ganhos, o financiamento será cobrado em prestações equivalentes ao pagamento mínimo. 

Quando saem os resultados do Fies 2023?

Os resultados começam a sair nesta terça-feira, 14 de março. A partir do dia 15, iniciam-se as inscrições complementares para os candidatos que foram selecionados. Veja abaixo o cronograma com as datas para todas as etapas para ingressar no FIES em 2023.

  • Período de inscrição: 7 a 10 de março de 2023;
  • Resultado dos pré-selecionados: 14 de março de 2023;
  • Inscrição complementar: 15 de março a 17 de março 2023;
  • Seleção dos candidatos na fila de espera: 21 de março a 18 de maio.

Lista de espera

Ainda há esperança para quem não foi selecionado nessa primeira chamada do Fies, pois eles estão automaticamente na lista de espera e ainda poderão ser chamados até o dia 18 de maio. Com isso, os candidatos terão que acompanhar sua colocação no site do Fies.

Imagem: rafapress / shutterstock.com

Relacionadas