Nova falha no WhatsApp põe em risco a segurança dos grupos

O WhatsApp é o mensageiro mais usado no mundo todo, os usuários podem se comunicar instantaneamente através de mensagens de texto, ligações e até mesmo chamadas de vídeo. Outra possibilidade interessante é criar grupos para conversar entre amigos ou familiares. Uma nova falha no WhatsApp foi descoberta e que ataca justamente os grupos, permitindo que qualquer membro do grupo possa adicionar um novo membro sem autorização do administrador.

Leia mais:

Conheça o app Haven e monitore a sua casa como um sistema de vigilância.

Golpe de vagas falsas de emprego atinge mais de 1 milhão de brasileiros.

Quem fez a descoberta foram investigadores da Ruhr University Bochum. Eles revelaram que com a  nova falha no WhatsApp, é possível que qualquer um leia as mensagens de determinado grupo. Isso ocorre por que a falha permite que qualquer membro do grupo adicione pessoas sem a autorização do administrador.

Falha no WhatsApp permite que novos membros sejam adicionados no grupo sem a permissão do administrador

O WhatsApp já havia aumentando a segurança do app em 2016, com uma nova criptografia, mas mesmo assim novas falhas de segurança continuam a aparecer no mensageiro. Esta última falha no WhatsApp é tão perigosa que até mesmo algum funcionário do app poderia facilmente invadir grupos e acessar mensagens alheias.

Até mesmo um hacker poderia se infiltrar em qualquer grupo sem ser percebido, apenas atrasando a notificação de entrada de um novo membro.

Apesar do risco que a nova falha proporciona, o WhatsApp não parece preocupado com o problema, pois garantem que seria muito difícil alguém se infiltrar em um grupo sem ser percebido por outros membros. Além disso, a função teria que ser retirada do ar para que o problema fosse corrigido permanentemente.

E o que fazer para se proteger?

Até o momento, a única coisa que o usuário pode fazer é ficar sempre atento a entrada de novos membros em seu grupo pessoal e também sempre verificar os membros participantes do grupo nas configurações de grupo.

Gostou da Notícia?

Deixe seu comentário logo abaixo. Não esqueça de seguir o nosso Twitter e de curtir a nossa fanpage no Facebook para você receber diariamente post sobre entretenimento e tecnologia nas suas redes sociais.