FaceApp: Fez o teste do Facebook que muda a foto? Veja como proteger os seus dados!

Você já deve ter visto nos últimos dias um teste do Facebook que muda a sua foto de perfil através da inteligência artificial de um algoritmo, com a aparência de mais velho, mais novo ou como do gênero oposto. Pois é, você pode estar com a sua privacidade em risco, por ter concedido a permissão para o app coletar os seus dados. Mas não se preocupe, tem uma maneira de proteger os seus dados, mesmo depois de ter participado da brincadeira.

Leia também:

Google remove opção ‘Ver Imagem’, mas extensão devolve recurso ao Chrome e Firefox

FaceApp: entenda o teste do Facebook

O aplicativo foi originalmente desenvolvido pela startup russa FaceApp e está sendo compartilhado como um teste do Facebook por sites como Kueez e Viralemon, e ficou viral no Facebook. Ele solicita que os usuários façam login com a conta do Facebook, e transforma a foto do perfil com mudanças no rosto, no cabelo. A princípio pode parecer uma brincadeira inocente, mas ela está sendo usada para capturar dados pessoais do usuário, como os sites que você visitou, o seu endereço de e-mail, a lista de amigos, todas as suas fotos pessoais e os sites que você visita, de acordo com a política de privacidade. Além disso, você concede a permissão para que estas informações sejam compartilhadas entre os sites parceiros da empresa.

Não temos nenhum detalhamento sobre como essas informações são utilizadas pela empresa e com quais empresas são compartilhados. Confira um trecho da política de privacidade:

“Podemos compartilhar suas informações com empresas do mesmo grupo do FaceApp e também com empresas que nos ajudam a prestar o serviço, além de parceiros de publicidade”

Participou do teste do Facebook com o FaceApp? Veja como proteger os seus dados!

Se você participou da brincadeira e agora se arrependeu, é possível excluir todas as permissões concedidas ao aplicativo, através das ‘Configurações de aplicativos’ do Facebook. No entanto, isso não garante que os seus dados não tenham sido armazenados em um banco de dados da empresa.

Passo 01

Entre em configurações da conta.

Passo 02

Vá em aplicativos.

Passo 03

Pressione ‘Conectado com o Facebook’.

Passo 04

Veja o app Kueez e todos aqueles que você achar estranhos e selecione-os.

Passo 05

Escolha em alterar as permissões (uma a uma), ou simplesmente remova o aplicativo.

Gostou da notícia?

Então, siga o nosso Twitter e curta a nossa página no Facebook para você continuar acompanhando todos os nossos posts sobre tecnologia em geral, diariamente, em suas redes sociais.

Relacionadas