Estes hábitos podem colocar a sua saúde em risco; veja quais

A estação mais quente do ano, o verão, pode representar um desafio para manter a pele bonita e saudável. A exposição ao sol, a alta umidade e o calor extremo são condições que podem colocar a sua saúde em risco e causar danos significativos à pele, resultando em problemas como queimaduras, desidratação e danos a longo prazo.

Além disso, certos hábitos podem agravar ainda mais esses efeitos adversos na pele. Curioso para descobrir quais são esses hábitos? Continue lendo para obter mais informações.

Atitudes que colocam a sua saúde em risco

protetor solar
Imagem: Lea Rae / shutterstock.com

Não usar protetor solar

De acordo com o Dr. Eduardo Mastrangelo Falcão, chefe do serviço de Dermatologia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP-RJ) e mestre em Medicina Tropical na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a maioria dos brasileiros negligencia o uso do protetor solar.

Ele alerta que, segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), 62% dos brasileiros não usam protetor solar, apesar de todas as campanhas de alertas. É vital aplicar o filtro pelo menos 30 minutos antes da exposição solar e reaplicá-lo a cada 3 horas para preservar a pele dos danos do sol.

Falta de hidratação

Outra dica importante é manter um bom nível de hidratação durante os meses de verão. Bebidas como água, água de coco e sucos de fruta ajudam a proteger o corpo dos efeitos do calor e do sol.

O Dr. Falcão destaca que a pele pode até parecer revigorada ao ser molhada ou quando o cabelo é preso, mas esses hábitos podem levar a micoses por causa do calor e da umidade.

Exposição ao sol nos horários de pico

A saúde da pele no verão vai além do uso do protetor solar e da hidratação adequada. É importante também evitar a exposição solar durante os horários de pico, das 10h às 16h, quando os raios UV são mais fortes.

Adicionalmente, usar chapéus e roupas com proteção UV, inclusive em dias nublados, é uma medida essencial para proteger a pele.

Veja também:

7 curiosidades interessantes sobre filhotes de cachorro

Usar cosméticos caseiros

Usar bronzeadores caseiros ou produtos sem orientação profissional pode levar a reações sérias, como queimaduras. O especialista salienta a importância de evitar o uso de cosméticos caseiros quando se está prestes a se expor ao sol.

Imagem: New Africa / shutterstock.com

Relacionadas